Na manhã de quinta-feira, 5 de setembro, o telhado e parte da estrutura do antigo prédio que já abrigou as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Santa Tereza desabaram. O incidente ocorreu na rua Tiradentes, em frente à Praça Massimiliano Cremonese e próximo à Igreja Matriz, em um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com informações locais, servidores da prefeitura de Santa Tereza estiveram no local imediatamente após o colapso para retirar os entulhos e estabilizar a estrutura. O local, conhecido por sua história como uma antiga escola particular, estava fechado há cerca de dois anos devido a problemas estruturais que comprometiam sua segurança.

A recuperação do prédio está atrelada à liberação de recursos provenientes de um projeto inscrito no PAC Cidades Históricas, do Governo Federal. Os fundos esperados para a revitalização do espaço ainda não chegaram ao município, e a administração local precisará buscar financiamento adicional para cobrir o custo das obras necessárias.

Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

Foto: Marcelo Betinelli Machado / Divulgação