O Instituto Butantan anunciou a suspensão do desenvolvimento da ButanVac, sua candidata à vacina contra a COVID-19. A decisão foi tomada após os resultados dos testes clínicos na fase dois não atingirem as expectativas estabelecidas pelo órgão.

Durante os ensaios clínicos, a ButanVac demonstrou um aumento significativo na produção de anticorpos, dobrando sua quantidade 28 dias após a aplicação. No entanto, a meta inicial era que a vacina induzisse uma produção quatro vezes maior de anticorpos contra o vírus.

Os resultados da ButanVac ficaram aquém dos desempenhos das vacinas já aprovadas e utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) para combate à COVID-19. O estudo clínico envolveu 400 voluntários, com idades entre 18 e 59 anos, todos previamente imunizados contra a doença.

O Instituto Butantan justificou a suspensão com base na necessidade de atender a padrões elevados de eficácia e segurança. Com a decisão, o foco será direcionado para outras estratégias e soluções na luta contra a pandemia.