O Juventude oficializou nesta quarta-feira, 17, a contratação do técnico Jair Ventura, que assume o comando da equipe em substituição a Roger Machado, que pediu desligamento do clube. Essa é a segunda passagem de Ventura pelo Verdão, retornando ao Estádio Alfredo Jaconi após dois anos.
Em 2021, Jair Ventura foi convocado para salvar o Juventude do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, onde comandou a equipe em 16 partidas, somando cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 41,6%.
Atualmente, Ventura assume um elenco que está em Brasília, onde os jogadores retornarão aos treinos na quinta-feira, 18, sob sua liderança. O primeiro desafio do novo técnico será no domingo, 21, às 18h30, contra o São Paulo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A carreira
Jair Ventura iniciou sua história no esporte como jogador e acumula passagens por clubes do interior do Rio de Janeiro e Europa. Ao encerrar a carreira, em 2006, seguiu dedicando-se ao esporte e aos estudos sobre futebol. Em 2009, teve a primeira experiência fora das quatro linhas, quando assumiu o cargo de auxiliar-técnico no Botafogo. Após passagens ainda pela base do clube carioca, Jair assumiu a equipe principal em 2015. Em 2016, foi o responsável pela grande arrancada do clube no Campeonato Brasileiro, garantindo a equipe na Libertadores do ano seguinte. A campanha garantiu também o prêmio de treinador revelação da temporada.
Após passagem pelo Santos, em 2018, Jair Ventura chegou ao Corinthians, onde comandou a equipe na final da Copa do Brasil. Em 2020, assumiu o comando técnico do Sport e mais uma vez, foi fundamental na manutenção da equipe na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2021, foi contratado pela Chapecoense após o Campeonato Catarinense e chegou ao Juventude em outubro do mesmo ano para a sua primeira passagem no comando alviverde. Com a missão cumprida ao garantir o Ju na primeira divisão em 2022, seguiu sua jornada rumo ao Goiás. Em 2023 e 2024 comandou o Atlético Goianiense, onde conquistou o acesso para a Série A e o título do Estadual.
Foto: Ingryd Oliveira/ACG