Consagrado como o clube mais antigo em funcionamento do município, a celebração reuniu importantes nomes de Bento Gonçalves, como membros e autoridades da cidade
O Clube Aliança comemorou seus 118 anos de tradição na cena social de Bento Gonçalves, reunindo membros antigos, novos, autoridades e todos aqueles apaixonados por jantares e bailes que movimentaram a cidade inteira nas décadas mais antigas. O local, com uma decoração que remete ao minimalismo sem perder o clássico, reuniu mais de 200 pessoas que relembraram a beleza dos antigos bailes e puderam se aproximar de seus parceiros em uma noite dançante. O evento é tradicional na cidade, ocorrendo todos os anos para celebrar a existência e sua necessidade na cidade do clube aristocrata.
Boas bebidas, um jantar excepcional, músicas delicadas e em som ambiente figuraram a primeira parte da noite. O presidente do Clube, José Antônio Francio, realça o que significa a ocasião. “Este momento para todo associado do Clube Aliança é uma alegria imensa. Uma associação ter vivido tantos anos assim e ainda sim conseguir uma plateia tão grande para celebrar esta festividade. Acredito que todos que participaram desta organização estão de parabéns. Estamos sendo prestigiados por diversas autoridades e pela mais seleta sociedade de Bento Gonçalves”, declara.
Silvia Perusso, vice-presidente do Clube, fala sobre a sensação de estar a frente da instituição social tão relevante para a cidade. “É uma honra estar vice-presidente de um clube tão tradicional e que recebeu tantas lideranças importantes para a cidade. Os maiores eventos do município, ao longo dessa história, foram realizados no Clube Aliança”, diz, e complementa que “o sentimento é fantástico. Reunimos associados, líderes da comunidade, representantes, políticos, que se reúnem e lembram um pouquinho do carinho que é conviver em uma associação, depois de uma pandemia que nos deixou tão isolados. Então, é um prazer imenso fazer um evento que o povo aderiu, nossa casa lotou, com os melhores fornecedores, o melhor do que há em Bento Gonçalves, tudo o que o Clube Aliança e seus associados merecem”, destaca.
Carlos Perizzolo, presidente do conselho deliberativo, também demonstrou enorme felicidade pela celebração e por tudo que ela representa. “É o clube mais tradicional de Bento Gonçalves, com uma história fantástica na área social e realização de eventos e bailes. Hoje, os eles diminuíram um pouco já que o pessoal prefere as baladas, mas a associação sempre realiza o seu baile de aniversário anualmente”, ressalta.
O presidente do Clube Aliança José Antônio Francio e a esposa Clarines da Silva
Para além do aniversário, a noite também significa os avanços que são realizados a cada ano, transformando a experiência de todos os associados. “Além disso, celebramos o avanço que o clube tem tido em melhorias para os seus associados. Dentro de poucos dias estaremos inaugurando a piscina térmica. No outro ano foi o ginásio de esportes. Enfim, reformamos todas as piscinas, trocamos todo o maquinário, adaptamos o salão, colocamos ar condicionado, diversos benefícios para os nossos associados. E isso é importante, precisamos fazer pelo associado, manter o ambiente cada vez melhor, porque no fundo são eles os proprietários do clube”, constata.
Também presente, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou a importância do clube para a cena social da cidade. “É um dos clubes mais importantes da Serra Gaúcha e do estado do Rio Grande do Sul. É uma imensa felicidade estar prestigiando este evento do presidente Francio e de toda a diretoria. É uma grande honra estar presente junto de minha esposa, Claudia. Aproveitamos tudo o que a festa nos oferece e o mais importante, revemos os amigos’, conclui.
A tradicional ocasião também é marcada pela escola da rainha do clube, que neste ano, elegeu a Maria Carolina Dias Reginato, que recebeu a faixa e a coroa de Mel de Assis, última rainha do clube. “Tenho um pouco de vergonha em aparições em público desta forma. Portanto é um desafio que tenho muito orgulho em enfrentar. Fiquei nervosa antes de entrar, mas o momento foi lindo e inesquecível. E ainda haverá próximos eventos do Clube onde irei participar como rainha”, declara.
História do clube
Os 118 anos do clube foi marcado por um jantar-baile relembrando as tradicionais festas do local
No século 20, a sociedade de Bento Gonçalves passava a se desenvolver e com isso, clubes sociais foram sendo criados. Como o Progresso, que dentro mantinha duas correntes em específico, que fundaram suas próprias associações, e permeiam a história de uma das instituições sociais mais antiga da cidade, sendo elas: O Clube das Rosas e o Clube das Violetas, advindas de uma rivalidade das mulheres que ocorria na época. O primeiro funcionava onde hoje é localizado o prédio ao lado do Clube Aliança e o outro em um local que acabou por ser demolido.
Estes dois grupos acabaram prejudicando a cena social da cidade, e em acordos, surgiu uma conciliação, tornando os dois blocos e em um clube, que foi chamado de Aliança. A proposta foi aceita por unanimidade, havendo condições, e em uma reunião, 33 cidadãos fundaram o “Clube Dramatico Diverssoes e Progresso”, denominado “Alliança”.
Por um tempo, a entidade seguiu no endereço que iniciou. Após, por motivos econômicos, foi oferecido por João Salton, sua residência, sem necessidade de pagamento de aluguel pelo espaço para o funcionamento provisório. Em 1908, reúnem-se em assembleia e definem que o espaço do clube seria adquirir a propriedade da viúva Maria Ponticelli, pelo preço de sete contos de réis. No dia 4 de abril de 1909 é lançada a pedra fundamental do Clube Aliança.