A expectativa para a liberação de recursos objetivando a reconstrução de parte da ponte intermunicipal, que liga as cidades de Bento Gonçalves e Cotiporã deve ocorrer nesta semana, segundo informações encaminhadas pelo governo federal. O projeto de engenharia, encaminhado recentemente foi aprovado na sexta-feira, 7 de junho. Desde o dia 15 de maio, o acesso entre os dois municípios segue interrompido, em decorrência da destruição parcial da estrutura.
Segundo o prefeito de Cotiporã, Ivelton Zardo, o recurso será encaminhado por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Estima-se que o valor orçado para execução da obra chegue a R$ 4,5 mil. A expectativa é de que após o depósito do valor, inicie o processo de escolha da empresa responsável pela reconstrução. Não há uma data oficial para início dos trabalhos, porém, estima-se que estes iniciem ainda em junho.
Ainda, segundo Zardo, a aprovação da destinação do recurso já foi recebida pela prefeitura no sistema S2iD e a partir da entrada dos recursos a obra começará a ser executada de maneira emergencial.
Recentemente, uma campanha encabeçada pela por entidades privadas buscou angariar recursos para a reconstrução da ponte. Até o momento, pouco mais de R$ 174 mil haviam sido doados.