Um estudo recente revelou que Veranópolis e Bento Gonçalves enfrentaram juntas quase 500 deslizamentos de terra durante os devastadores eventos climáticos ocorridos em maio. Os números alarmantes, provenientes de dados da NASA Disasters e coordenados pela engenheira civil especialista em geotecnia, Catiucha Rehbein, destacam a magnitude dos impactos na região.
Em Veranópolis, foram registradas 270 ocorrências de deslizamentos de terra, enquanto em Bento Gonçalves, 229 foram reportadas. Esses números refletem a intensidade dos eventos climáticos e os desafios enfrentados pelas comunidades locais para lidar com os danos e reconstruir suas vidas.
Situação em outros municípios da Região
Além de Veranópolis e Bento Gonçalves, outros municípios da região também foram afetados por uma quantidade significativa de deslizamentos de terra. Cotiporã, por exemplo, registrou 162 ocorrências, seguido por Pinto Bandeira com 102 deslizamentos. Caxias do Sul enfrentou 85 ocorrências, enquanto São Valentim do Sul e Santa Tereza reportaram 76 e 45 deslizamentos, respectivamente. Farroupilha e Garibaldi enfrentaram 39 e 17 deslizamentos, e Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa registraram 12 e 6 ocorrências, respectivamente.