Nos últimos dias, tem circulado pelo WhatsApp uma série de cards atribuídos à Defesa Civil do Estado, solicitando informações pessoais, financeiras e até mesmo pagamentos para a liberação de casas e ajuda de custo para vítimas de desastres naturais. No entanto, a própria Defesa Civil veio a público desmentir essas informações, alertando a população sobre a falsidade desses conteúdos.
De acordo com o órgão, a Defesa Civil do Estado não entra em contato via WhatsApp para solicitar nenhum tipo de informação ou ação relacionada à liberação de casas ou ajuda financeira para os desabrigados ou desalojados. Portanto, mensagens que solicitem dados pessoais, financeiros ou qualquer tipo de pagamento em nome da Defesa Civil devem ser ignoradas.
Além disso, a recomendação é que qualquer link enviado por números desconhecidos ou suspeitos também seja descartado, pois podem representar uma ameaça à segurança digital dos usuários.
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, a orientação é contatar diretamente o órgão pelo telefone (51 98401-2527) e comunicar qualquer tentativa de fraude.