A partir desta quarta-feira, 24, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela do 13º salário. Esta antecipação, que tradicionalmente ocorre em agosto, foi autorizada recentemente pelo governo federal, beneficiando cerca de 33,6 milhões de pessoas.
A medida visa injetar recursos na economia brasileira, oferecendo um alívio financeiro aos beneficiários em meio aos desafios econômicos enfrentados. O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e não sofre desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
Podem receber o benefício aqueles que receberam aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2024. Também recebem o 13º salário os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão ao longo do ano.
O calendário de pagamentos segue uma ordem baseada no número final do cartão de benefício, e os depósitos serão realizados juntamente com os benefícios referentes ao mês de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.
Para mais informações sobre o pagamento do benefício, os segurados podem consultar o número do cartão do benefício através do site e do aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS, ou entrar em contato com a central telefônica 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.