Basta caminhar pelos corredores dos supermercados para se espantar com os preços dos ovos de páscoa. Este ano, os tradicionais doces sofreram um reajuste médio de 15% no preço de negociação com os fornecedores, fazendo com que se repita uma tendência já apontada em 2023: foco maior na compra e venda de barras de chocolates e caixas de bombons.
O preço do cacau, principal ingrediente do chocolate, disparou em 2024, com alta de 35% desde o início do ano, impactando diretamente os custos de produção dos ovos, bombons e barras.
No ano passado, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo brasileiro faturou cerca de R$ 2,5 bilhões com ovos de chocolate. Em paralelo, a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates registrou um aumento de 6% nas produções ao longo de 2023. O aumento nos preços dos ovos de chocolate é um movimento que tem se intensificado, principalmente, após a pandemia, tanto pelo preço do cacau no mercado internacional, quanto pela alta de outros insumos importados e embalagens.
Por conta de os ovos de páscoa serem itens com maior valor agregado, principalmente quando contam com embalagens sofisticadas, há uma tendência de os consumidores optarem por bombons e barras de chocolate. Estes itens também registram um aumento médio de 10% em seus valores com relação a 2023, mas menos do que os tradicionais ovos.
Para clientes, a aquisição dos ovos de chocolate será garantida a depender das promoções que devem ser ofertadas pelos estabelecimentos. Renata Fernandes Machado, arquiteta e mãe de Laura, de 12 anos, comenta que a Páscoa deste ano será mais enxuta. “Os preços estão altos, então optei por comprar apenas um ovo de páscoa para minha filha, que ainda é criança. Para os adultos da família, vou comprar caixas de bombons, que estão bem mais em conta”, expressa.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) a previsão é de que sejam disponibilizadas 58 milhões de unidades nas prateleiras de estabelecimentos e lojas virtuais de todo o país. O setor também criou 115 novos produtos de chocolate em suas variadas formas, ovos clássicos, tabletes, caixa de bombom, dentre outras.
Conforme o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, não há expectativa de crescimento de vendas, em comparação com o ano passado. “Este ano, a Páscoa vai ser em um final de semana antes do pagamento dos salários, o que pode dificultar um pouco nas compras de última hora. No calendário comercial, é o segundo evento mais comemorado. Após a pandemia, as pessoas têm desejo de se reunir com suas famílias, e a Páscoa é um destes momentos propícios. Os ovos de chocolate continuam sendo o carro-chefe de preferência do consumidor, principalmente das crianças. Também serão bastante procuradas caixas de bombons e barras de chocolate, mais baratas que os ovos, além dos pescados”, finaliza.