O reitor do santuário diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, padre Ricardo Fontana, celebrou, no sábado, 9 de dezembro, durante missa de ação de graças, seus 25 anos de ordenação sacerdotal. A missa foi presidida pelo religioso, que teve seus votos renovados pelo bispo emérito, Dom Alessadro Rufinoni.
Fontana, que atuou recentemente na paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, relembrou sua trajetória, agradecendo pela intercessão de Nossa Senhora, a qual é devoto. “É muito significativo celebrar também a memória de San Juan hoje porque Nossa Senhora tem a nós, sacerdotes, como seus filhos prediletos. E nos momentos mais difíceis, no meu caminho pessoal com sacerdote, ela veio ao meu encontro: ‘não estou aqui Eu, que sou tua mãe?’, disse ela para mim”, afirma.
O padre, que conduz todas as ações realizadas no santuário diocesano há cerca de dois anos, salientou a importância da devoção mariana. “Foi Nossa Senhora de Caravaggio que me trouxe até aqui. Um sacerdote, creio, não sobrevive sem a crença e a devoção à Virgem Santíssima”, disse aos fiéis que lotavam as dependências do santuário.
Em seu pronunciamento, o bispo emérito Dom Alessandro Rufinoni, que também conduziu a renovação dos votos, destacou a devoção do religioso a Maria. “Ele nos diz que percebe um sinal da presença Dela em sua vida”, disse Rufinoni. “A sua nomeação aqui no santuário, coincidiu no dia votivo 26 de novembro, às 17h, que remete ao dia 26 de maio, dia de Caravaggio, e ao horário em que Ela apareceu a Joaneta”, revela.
Biografia do padre Ricardo Fontana
Nascido em São Marcos, padre Ricardo entrou no Seminário dos Josefinos de Murialdo, em Caxias do Sul, aos 13 anos, vindo a ser ordenado sacerdote no dia 20 de dezembro de 1998, em Flores da Cunha. Atuou como vigário paroquial da Catedral Santa Teresa D’Ávila, em Caxias, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, e reitor e pároco da Paróquia Santuário de Santo Antônio em Bento Gonçalves. Desde 26 de fevereiro do ano passado, é reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, tendo sido nomeado pelo bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
A vivência de padre Ricardo na comunidade regional foi um dos aspectos destacados pelo prelado. “Em todos os lugares onde passou, padre Ricardo fez história e amigos: bendito seja Deus por tê-lo chamado, preparado, enviado. Que a Mãe de Caravaggio seja sua intercessora junto de seu Filho, Jesus, o verdadeiro Sacerdote. Com o seu “sim” definitivo há 25 anos, o Senhor fez dele um instrumento para cuidar do povo de Deus”, destacou o bispo.
Fotos: Exata Comunicação