Título, entregue pela Câmara de Vereadores, é a mais alta honraria concedida a um cidadão pelo Legislativo Municipal
O empresário José Carlos Zortéa é o mais novo ‘Cidadão Bento-gonçalvense’ reconhecido pela Câmara de Vereadores. A condecoração foi entregue na quarta-feira, 06, e proposta pelo Vereador Ivar Castagnetti (PDT). Com o título, ele se junta a outras personalidades do município, já reconhecidos em anos anteriores, como os empresários Ivo Siviero, Ildoíno Pauletto, Aldo Cini, Lênio Zanesco, entre outros. Pelo regimento da casa legislativa, a homenagem só pode ser entregue uma vez por ano. “É um prazer poder distinguir Zortéa com esse título, uma pessoa que conheço há muitos anos, fomos colegas na antiga Madepozza e hoje temos essa pessoa que muito faz pela comunidade. Sem dúvida ele é um embaixador”, declara o vereador Castagnetti.
A homenagem prestada à Zortéa fez com que as galerias da Câmara de Vereadores ficassem praticamente lotadas, contando com a participação de familiares, amigos, empresários e autoridades. Além do vereador Ivar Castagnetti, proponente da outorga ao homenageado, estiveram presentes o prefeito Diogo Siqueira, o presidente do Legislativo, Rafael Pasqualotto, a presidente do CIC, Marijane Paese e Carlos Lazzari, que assumirá a entidade a partir de janeiro. Também prestigiaram a solenidade, diversos ex-presidentes da ExpoBento. “Ver a Casa do Povo repleta de convidados é bom sinal, mostra que nosso homenageado é uma pessoa bem quista por todos e isso muito nos honra”, reconheceu o presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto.
O Homenageado
Natural de Muçum, Zortéa mudou-se para Bento Gonçalves aos 20 anos, onde constituiu sua família e sua carreira profissional, voltada ao ramo imobiliário. Casado com Maria Helena Menegotto Zortéa, ele é pai de Jeancarlo e Felipe Zortéa e, também, avô de Maria Clara Zortéa.
Desde 1996, passou a integrar as diretorias da ExpoBento, sendo responsável até hoje pela área comercial da feira. “Foi um momento desafiador, pois naquele ano tínhamos apenas duas opções: ou parávamos com a ExpoBento ou a ergueríamos para que ela tivesse sequência. Não fiz nada sozinho. Sempre tive apoio de todos e hoje temos a maior e melhor feira multissetorial do país em nossa cidade”, lembra Zortéa. Em 2008, inclusive, ele foi presidente da feira, onde participou de forma ativa no resgate e realização da Fenavinho no ano de 2000, até os dias de hoje.
Envolvido com as causas sociais, ele integra o Rotary Club de Bento Gonçalves desde 1991 e foi festeiro da Festa de Cristo Rei em 2001. Há 29 atua na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e entre 2019 e 2020, presidiu a Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública.