O Papa Francisco, de 86 anos, voltou a sofrer com problemas respiratórios e precisou de ajuda para apresentar um texto preparado para a tradicional audiência no Vaticano durante esta quarta-feira, 29. Em decorrência de sua debilitação o pontífice cancelou sua ida à COP28, em Dubai, em decorrência da gripe que o atinge.
De acordo com as imagens divulgadas pela imprensa do Vaticano, Francisco aparentava um semblante cansado e com dificuldades para respirar. Em uma de suas poucas falas, o sumo pontífice disse que ainda não estava bem por causa da gripe.
No texto preparado para a audiência desta quarta-feira, o papa pediu o fim das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. “Continuemos a rezar pela grave situação em Israel e na Palestina. Paz, por favor, paz… Espero que a trégua em curso em Gaza continue, para que todos os reféns sejam libertados e ainda seja permitido o acesso à necessária ajuda humanitária”, disse o papa com a voz fragilizada.
Os constantes cancelamentos de agenda do papa nos últimos dias, mostram que a saúde do religioso vem sendo afetada de forma intensa. O pontífice passou por uma tomografia que “descartou o risco de complicações pulmonares”. O Vaticano informou que Francisco estava recebendo antibióticos por via intravenosa.
Foto: Imprensa Vaticano / Reprodução