O feriado da Proclamação da República, que ocorre na quarta-feira, 15, deve gerar movimento maior nas rodovias de todo o Rio Grande do Sul. Mesmo sendo no meio da semana, muitas famílias acabam saindo para conhecer novos lugares, participar de almoços com amigos e conhecidos em outras cidades. E, em decorrência dessas situações, é preciso sempre estar atento nas condições em que o seu veículo se apresenta.

Por isso, o Semanário elenca importantes dicas que podem ajudar em sua viagem. As orientações vão desde o planejamento com antecedência, bem como a manutenção e cuidados com o veículo, redobrando a atenção à sinalização e respeitando as normas de trânsito.

  • Em caso de chuva, atenção redobrada na pista, uma vez que elas ficam escorregadias, aumentando os riscos de perda de controle do carro, principalmente, quando necessitar usar os freios.
  • Respeitar as sinalizações de trânsito, principalmente os limites de velocidade. Sempre que for realizar alguma manobra, utilize a sinalização do seu carro para indicar onde está dobrando e ligue sempre os faróis.
  • Planejar com antecedência a viagem sempre é a melhor opção. Incluir paradas para alimentação e abastecimento sempre são boas pedidas. Dirigir com tranquilidade e evitar trafegar cansado ou com sono, bem como revezar a direção com outra pessoa ou fazer uma pausa para dormir são boas alternativas.
  • Revise o veículo antes de pegar a estrada. Observar os freios, a calibragem dos pneus, água do radiador, óleo e outros componentes são fundamentais para uma viagem segura.
  • Nada de consumo de álcool. Com diminuição das condições motoras, a bebida provoca sonolência, perturbação na visão e nos sentidos. Além de colocar sua vida e a de outras pessoas em risco, dirigir embriagado é crime.
  • Fique atento aos limites de velocidade, observando as placas de sinalização. Exceder a velocidade permitida pode gerar multa, além de aumentar o risco de acidentes.
  • Em locais autorizados, ultrapasse sempre pela esquerda. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário e da visibilidade. Sinalize as manobras com antecedência e não realize ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos.
  • Ao embarcar no veículo, coloque o cinto de segurança. Além de proteger a sua vida em caso de acidentes, o acessório é obrigatório. Seu não uso pode gerar multa.
  • Sem celular ou outro aparelho nas mãos enquanto dirige. O manuseio de outros equipamentos tira sua atenção total e pode ocasionar acidentes, afetando a vida de outras pessoas como pedestres, dos ciclistas e dos animais. Sem contar que também pode ocasionar multa.