32ª ExpoBento
O CIC/BG, promotor da EXPOBENTO e da FENAVINHO, reuniu a imprensa para anunciar a nova edição dos eventos – são simultâneos – para o ano de 2024, de 30 de maio a 9 de junho. O anúncio foi feito com promessas de que haverá surpresas agradáveis por inovações, sendo algumas estruturais, de grande impacto, e outras tantas espalhadas em cada detalhe da feira e da festa. Tiago Casagrande, que será o diretor-geral da EXPOBENTO, afirmou que “As características pelas quais a EXPOBENTO é reconhecida e estimada continuarão perpetuadas e melhoradas também nesta edição: nosso compromisso com a excelência; o trabalho para atrair expositores e garantir que eles gerem negócios e os esforços para oferecer experiências diversificadas aos visitantes, com boas compras, opções de shows, lazer e entretenimento, enogastronomia, conforto, acolhida e segurança nos pavilhões do Parque de Eventos”.
Estudo Técnico?
Qualquer pessoa sabe que os POLOS GERADORES DE TRÂNSITO precisam receber especial atenção de parte dos responsáveis pela administração do Sistema Viário. Aliás, os Planos Diretores das cidades devem atender diretrizes nesse sentido, conforme determina a legislação federal brasileira. Plano Diretor no Estatuto da Cidade é um instrumento criado para permitir a participação social no âmbito da gestão dos interesses públicos, uma vez que para sua efetivação é fundamental que exista, na sua formulação, a participação popular. Tenho insistido muito, há décadas, da necessidade de um ESTUDO TÉCNICO do sistema viário de Bento, principalmente da área central e arredores. Há cidades que ampliaram, fazendo “ESTUDO TÉCNICO DE MOBILIDADE URBANA E SEGURANÇA VIÁRIA”, com toda essa amplitude.
E quem foi beneficiado?
Como Bento Gonçalves ignora essa necessidade prevista na legislação, as modificações no trânsito são feitas assim, de acordo com… bem, não sei! O que NINGUÉM sabe é o que o sentido das mãos das ruas Dr. Antunes e Dr. Montaury provocam aos que residem e/ou trabalham nos polos geradores de trânsito que podem ou não serem acessados por essas duas ruas. Moradores e trabalhadores do Edifício Balista, Fianco e outros da rua Dr. Antunes só podem acessá-los pela rua Marechal Deodoro, não importa de onde o veículo venha, seja norte, sul ou oeste. Se vier do leste, terá que vir pela Júlio de Castilhos, entrar na Marechal Deodoro (lado direito), seguir pela Gomes Carneiro, entrar na Barão do Rio Branco, seguir até a Saldanha Marinho, dobrar pela Marechal Deodoro (lado esquerdo) e seguir até a Dr. Antunes, acessando, então, sua residência ou trabalho. Ficou “bem fácil”, né?
E nesses outros polos?
Já no lado direito da rua Marechal Deodoro, temos o Shopping Bento, a torre residencial e a comercial sobre ele, com os estacionamentos ao lado a Igreja e sob o Shopping, bem como o super Apolo e a própria Igreja. Quem quiser acessar qualquer desses grandes polos geradores de trânsito, vindos do lado leste, o fará pela rua Júlio de Castilhos e lado direito da Marechal Deodoro; se vier do lado sul acessará pela Marechal Deodoro; se vier pelo lado norte, usará a Barão do Rio Branco, Saldanha Marinho, lado esquerdo da Marechal Deodoro e, depois, lado direito dela. Como se constata, também é “muito fácil”, né?
Mas…
Sim, mas se tivessem feito o sistema com semáforo que possibilitasse quem descesse pela rua Dr. Antunes (sendo desnecessário o instalado próximo à Dr. Montaury) a acessar o lado esquerdo da rua Marechal Deodoro (sincronizado com o da Júlio de Castilhos), todos os polos poderiam ser acessados, vindos do norte, SEM terem que utilizar a TODA a Barão do Rio Branco, a Saldanha Marinho e duas quadras a mais da Marechal Deodoro. E quem quisesse acessar a rua Assis Brasil, vindo também do norte, fariam apenas uma alça de quadra a mais do que se utilizassem a Dr. Montaury. O sistema semafórico instalado na frente da Igreja é até engraçado, bastando uma rápida observação. OBVIAMENTE, alguém poderá contestar e PROVAR que o que existe agora é mais viável do que isso que entendo ser melhor. A coluna está à disposição.
Porém…
O prefeito Diogo afirmou que “atendeu a pedido da população” para retornar ao sistema anterior. Moro na área, não fui consultado, bem como as centenas de pessoas que moram ou trabalham nesses polos geradores de trânsito. Quem precisa se dirigir a algum desses polos a pé, nada muda, seja qual for sentido dessas ruas. Quem chega de carro, obviamente fica na mesma situação dificultada por que passam os moradores e trabalhadores da área. Mas, repito: talvez alguém me prove o contrário. A coluna está TODA à disposição, desde que COM ARGUMENTOS fundamentado. Dizer que “a população pediu” me parece inconsistente e vazio de argumentos sólidos, convincentes. QUEM, mesmo, foi beneficiado? Argumentos, por favor!
Últimas
Primeira: O governo do Estado, depois de anunciar incentivos financeiros para atrair pessoas para a formação de professores, programa incentivos para frear a EVASÃO escolar no ensino médio, com inclusão no “Todo Jovem na Escola” de poupança, prêmio engajamento e auxílio matricula;
Segunda: Mas, o problema da evasão e ausência de matriculas de crianças com idade escolar no primeiro grau é muito grande também, assunto que abordei na semana passada. O problema já merece atenção e estado de alerta no Brasil todo e em caráter de urgência;
Terceira: Enquanto isso, a preocupação com a morte de milhares de abelhas em Farroupilha recrudesce, diante de inúmeros registros de extinção de centenas de colmeias. A causa pode ser o uso indiscriminado de inseticidas proibidos e sem controle. Mas, SÓ em Farroupilha? Será que essa gente desconhece a importância das abelhas para a natureza, para a polinização e o perigo os inseticidas e agrotóxicos para a saúde humana?
Quarta: Por outro lado, a diferença no preço da gasolina entre Bento Gonçalves e a grande Porto Alegre causa espanto e questionamentos. Esta semana fui para Porto Alegre. Paguei R$ 4,99 ao litro da gasolina comum. Por aqui, não se encontrava por menos de R$ 5,89;
Quinta: Sexta-feira, depois do anúncio da redução do preço pela Petrobrás, “casualmente” já se encontra gasolina por R$ 5,49, o que é surpreendente, pois não costumam baixar o preço ANTES de 4, 5 ou mais dias depois do anúncio da redução;
Sexta: A semana foi terrível para a dupla Grenal. O Grêmio foi batido na Arena e o Inter na Bahia e na Colômbia, masculino e feminino, sofreu derrotas doloridas. O masculino pela proximidade da Z4 e o feminino pela eliminação da final da Libertadores (mais uma). E como será este final de semana? A conferir!