Nesse momento onde estamos enfrentando possivelmente a maior enchente de todos os tempos, permitam-me uma pausa nas questões econômicas nacionais pois quero escrever como presidente do Bento+20.
Quero, então, enaltecer os esforços de todas as pessoas voluntárias, entidades, instituições, prefeituras, bombeiros, forças de segurança, empresas de Bento Gonçalves e de todos os lugares que estão, de alguma forma contribuindo com nossos irmãos afetados pelas enchentes pois, realmente, os efeitos foram muito pesados.
Os recursos prometidos pelos órgãos federais e estaduais possivelmente demorarão para chegar, se chegarem, mas tenho quase certeza que serão poucos para tamanha destruição.
Quero, hoje, solicitar que o foco de todos continue na ajuda humanitária para a reconstrução social, econômica e ambiental dos mais diretamente afetados.
O BENTO+20 está participando diretamente dos movimentos solidários para recursos financeiros do CICbg, doação de móveis da Movergs e Sindmóveis e doação de materiais de construção da ASCON que, juntamente com a Fundaparque, estão atuando diretamente nesse foco da reconstrução. Sei que muitos outros movimentos gaúchos e brasileiros estão acontecendo e parabenizamos a todos mas focamos nesses agora.
Assim, participe você também.
Nosso povo da serra e do vale do taquari é forte, já provamos isso e provaremos novamente que, de braços dados, reconstruiremos com uma nova visão de planejamento para evitar que isso ocorra novamente. Esse deve ser nosso foco agora: participar, reconstruir e planejar para evitar eventos futuros.
Agora é a hora. Sem voluntários, não há esperança. Participe hoje e sempre.
Estamos juntos, contribua e sucesso.