O Caxias conseguiu garantir vaga na série C do Campeonato Brasileiro de 2024. O time, que lutava o acesso há oito anos, precisou esperar os minutos finais da etapa complementar para soltar o grito e comemorar nas ruas da cidade o acesso. O time venceu a Portuguesa na tarde de sábado, 2 de setembro, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, com gol de pênalti marcado por Eron. Este foi o primeiro acesso nacional do time grená.

O primeiro tempo foi de intensidade para as duas equipes. No segundo tempo, os gaúchos foram para cima dos rivais, na tentativa de abrir o placar e alcançar a tão sonhada vaga. No entanto, o jogo seguiu intenso para ambos os lados.

Aos 38, Galvan tenta o drible na área da Portuguesa e a bola acaba batendo no braço do zagueiro do time carioca. Com auxílio do VAR, o árbitro Paulo César Zanovelli da Silva marcou pênalti. Na cobrança, aos 41, o artilheiro Eron, mesmo com o peso de uma torcida carregada por quatro eliminações seguidas, bateu com força, alto, no meio do gol: Caxias 1 a 0.

Com mais 10 minutos de acréscimo, a Portuguesa foi pra cima na tentativa de empatar e levar o resultado para os pênaltis. Ainda, aos 50 minutos, a defesa do Caxias conseguiu evitar o empate. No entanto, o dia era dos caxienses que, após o apito final, celebraram e foram às ruas da cidade para comemorar o acesso inédito.

Foto: Vitor Soccol/ S.E.R. Caxias