No total, 186 amostras, vindas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, concorriam as premiações
Quatro vinícolas familiares de Bento Gonçalves foram premiadas na primeira edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, realizado na semana passada. No total, 186 amostras, vindas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, concorriam as premiações. Da Capital Nacional do Vinho foram premiadas as vinícolas Vinhos Porão do Vale (com a medalha Grande Ouro), Casa Zottis- vinhos e Uvas (com medalha de ouro), Buffon Vinhos e Vinhedos (com medalha de prata) e Videiras Carraro (com medalha de prata).
Atualmente, Bento Gonçalves tem em funcionamento 16 empreendimentos deste segmento, sendo um dos municípios gaúchos com maior número de vinícolas da área de agroindústria.
As provas da 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM foram realizadas no início de agosto no novo Centro de Enologia da cidade de Jundiaí. Os vinhos foram avaliados por categorias, e seguindo regras utilizadas nos concursos internacionais. Presidido pelo jornalista Eduardo Viotti e coordenado por José Luiz Tavares, o corpo de jurados contou com a presença de Mauro Celso Zanus, da Embrapa (RS), Vinícius Caliari (SC), Irineu Guarnier (RS), Veronica Pavan (SP), Fausto Longo (SP), Marite Dal’Osto (SP), Fabio Lenk (PE), Renato Frascino (SP), Debora Colombo (SP), Rogerio Raupp Ruschel (SP), Kelly Barbosa (SP) e Léo Albertino (SP).