Em cerca de 2h30min, os passageiros poderão apreciar pontes, túneis e viadutos
O já conhecido passeio de trem pela Ferrovia do Trigo, que tem início em Muçum e segue até Guaporé, retorna com as viagens no sábado, 12, a partir das 9h. O projeto turístico “Trem dos Vales”, segue até o mês de dezembro, com duas viagens por dia. A previsão é de que ao longo do período, cerca de 45 mil turistas são esperados para as 92 viagens da edição. Se comparado ao ano passado, a elevação é de quase 11 mil bilhetes. Até o momento, 75% dos ingressos já foram comercializados.
A novidade para este ano é a possibilidade de viagens também em dias da semana. Até então, o passeio era realizado apenas aos sábados, domingos e feriados. A mudança também decorre da proposta de manter as viagens ocorrendo de forma fixa ao longo do ano. No entanto, ainda não há data para que isso seja efetivamente realizada, já que tudo depende de autorizações da Rumo Logística, empresa detentora do trecho ferroviário.
No sábado, a primeira viagem ocorre com saída da Estação Ferroviária de Guaporé, passando por Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e chegando Muçum. O segundo passeio tem previsão de saída às 14h30min, de Muçum.
O trajeto
Em cerca de 2h30min, os passageiros poderão apreciar pontes, túneis e viadutos que são destaque do turismo de aventura da região, como é o caso do V-13, em Vespasiano Corrêa, considerado o mais alto da América do Sul, bem como os viadutos Pesseguinho e Mula Preta. Durante a passagem pelas estruturas, a locomotiva diesel-elétrica, faz uma pausa para que todos consigam apreciar o entorno e a natureza exuberante que a região proporciona. No total, serão 23 túneis e 15 viadutos que integram o trajeto.
De acordo com Rafael Fontana, coordenador dos passeios, em agosto, as viagens acontecem nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27; em setembro, nos dias 2, 3, 7, 8, 9, 10, 16, 17, 20, 23, 24 e 30; em outubro, nos dias 1º, 7, 8, 12, 13, 14, 15, 21, 22, 28, 29; em novembro, nos dias 2, 3, 4, 5, 11, 12, 15, 18, 19, 25 e 26; e, em dezembro, nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17.
Segundo Fontana, a cada edição, o Trem dos Vales apresenta novidades e aumento na procura pelas viagens. Em decorrência disso, foram inseridos “combos” que proporcionam ao visitante a possibilidade de conhecer outros pontos turísticos da região, como é o caso do Cristo Protetor, Vinícolas e Parques de Lazer existentes. “O passeio sempre encanta e revela uma oportunidade diferente de conhecer a região, por uma ótica nem sempre vista, através de construções históricas e imponentes”, destaca.
Os ingressos são vendidos pelo site www.tremdosvales.com.br, além de agências de viagens e pela central de atendimento via WhatsApp (44) 3307-9977. Cada bilhete adulto é vendido pelo valor de R$ 154, com exceção de crianças de colo entre zero a cinco anos, que não pagam. Por ser um passeio somente de ida, o retorno rodoviário (para voltar à estação de origem) é contratado à parte, no momento da compra do bilhete.
Fotos: Kadu Bernardi / Reprodução