Nos últimos anos o incentivo às agroindústrias familiares tem sido de extrema importância para pequenos produtores expandirem seus negócios. Bento Gonçalves tem sido exemplo ao incentivar os pequenos produtores a e se destacado nesse quesito, já que tem o maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul cadastradas no programa Estadual, com um total de 42, qualificando o município com o status de Capital Gaúcha das Agroindústrias. Nesta segunda-feira, 19 de junho, mais dois empreendimentos entraram engrandeceram a lista: Destilaria Cantelli e PeCantelli. O projeto é desenvolvido em parceria com a Emater, Sicredi e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA).
O Prefeito Diogo Siqueira, secretário de Desenvolvimento da Agricultura Volnei Christófoli, subprefeito Leonildo Cavalet, da Cooperativa de Crédito SICREDI Marcelo Bettoni, Chefe do Escritório da Emater Thompsson Didoné e o extensionistas Neiton Peruffo estiveram nas propriedades para entrega das placas indicativas.
Primeira destilaria de grappa a receber o selo, a Cantelli está localizada no distrito de São Pedro. “O registro permite a comercialização dos produtos para outras localidades e a participação em feiras. Agradecemos o auxílio dos órgãos da prefeitura que nos apoiaram desde o início do processo, há três anos, e agora estamos concluindo com chave de ouro”, destaca Sérgio Cantelli que mostrou o passo-a-passo da produção para o grupo.
Também de São Pedro e com um produto diferenciado e único no Município, a PeCantelli produz nozes in natura selecionadas, descascadas e embaladas a vácuo. “Vimos a oportunidade de iniciar a produção da noz pecan após uma palestra. Começamos com um hectar e hoje são três. A ideia era produzir para vender, e para agregar valor começamos a processar e diferenciar o produto”, ressalta Renne Cantelli.
O Chefe do Escritório da Emater, Thompson Didoné, comentou que a entidade tem projetos inovadores em destaque nesta entrega. “Um programa que legaliza essas agroindústrias que passam a ser incluídas no programa Estadual e Municipal, permitindo a comercialização em feiras e a expansão do alcance do produto. Uma ação realizada em conjunto com a prefeitura e também Sicredi”, diz.
O secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, destacou sobre a importância do ato simbólico da entrega das placas. “Sabemos que esse ato é simbólico, mas é importante para todos eles. Essas placas são fundamentais para as pessoas que chegam no estabelecimento enxergam essa identificação. É um trabalho muito importante que todos fazem e é uma nova fonte de renda para cada um”, ressalta.
O Prefeito Diogo Siqueira também destacou sobre o trabalho em prol das agroindústrias familiares. “Esse tipo de ação é muito importante, e hoje Bento é referência nesse quesito, também porque temos um trabalho engajado entre todos. E sabemos que o turista que vem aqui pra Bento quer conhecer sobre o que é familiar e natural. São esses fatores que precisamos mostrar. E o trabalho desses empreendedores tem sido muito importante, tanto para eles, quanto para o município”, conclui.
Fotos: Divulgação