O gengibre é uma raiz que contém 6-gingerol e 8-gingerol, compostos bioativos com propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento.
Por ser um potente anti espasmódico, o gengibre ajuda a relaxar os músculos do estômago combatendo má digestão, náuseas e vômitos. Além disso, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo e tratando doenças, como pressão alta, refluxo, artrite.
O gengibre é encontrado em feiras, lojas de produtos naturais e supermercados, podendo ser fresco, desidratado ou em pó e usado em preparações, como chás, sucos, iogurtes, sopas ou saladas. O gengibre também pode ser encontrado na forma de óleo essencial ou de suplementos em cápsulas.
Benefícios do gengibre para a saúde
Os principais benefícios do gengibre para a saúde são:
1. Auxiliar no emagrecimento
O gengibre contém gingerol, que é um composto bioativo com propriedades termogênicas, que acelera o metabolismo e estimulam a queima de gordura corporal, promovendo o emagrecimento.
Além disso, o gengibre é um potente diurético, estimulando a eliminação do excesso de líquido do corpo e ajudando a desinchar.
2. Combater azia e gases intestinais
O gengibre contém chogaol, gingerol e zingerona, compostos bioativos com propriedades anti inflamatórias, carminativas e antieméticas que relaxam a musculatura do estômago e intestino e diminuem a acidez do estômago, sendo uma boa opção para combater a azia e gases intestinais.
3. Evitar a diabetes
Por conter zingibereno, gingerol e curcumeno, que são compostos fenólicos com potente ação antioxidante, o gengibre ajuda a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, mantendo os níveis adequados de insulina e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
4. Melhorar náuseas e vômitos
O gengibre contém propriedades antieméticas, que aumentam o esvaziamento do estômago, melhorando náuseas e vômitos que podem acontecer durante a gravidez, ou em tratamentos de quimioterapia.
5. Tratar e prevenir gastrite e refluxo
O gengibre é um potente antioxidante e anti inflamatório que ajuda a combater inflamações no estômago, prevenindo e ajudando no tratamento de gastrite e úlceras.
Além disso, o gengibre também tem propriedades antieméticas, facilitando o esvaziamento do estômago e prevenindo, assim, o refluxo e a má digestão. .
6. Prevenir câncer
Por conter boas quantidades de zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, o gengibre ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.
7. Equilibrar a pressão arterial
O gengibre tem propriedades relaxantes, anti inflamatórias, anti antioxidantes, vasodilatadoras e anticoagulantes, que melhoram a elasticidade e o relaxamento das artérias, facilitando a circulação e ajudando a equilibrar a pressão alta.
Além disso, o gengibre inibe a enzima conversora de angiotensina, uma enzima responsável pela contração dos vasos sanguíneos, evitando o aumento da pressão arterial.
8. Combater infecções
Por ter compostos bactericidas e antimicrobianos, o gengibre é uma ótima opção para auxiliar no combate a doenças respiratórias, como gripe, resfriados, asma e bronquite.
O gengibre também auxilia no tratamento de infecções na boca e na garganta, como faringite, amigdalite, periodontite e gengivite.
9. Aliviar dores musculares
O cineol e o borneal são compostos bioativos presentes no gengibre e que têm importante ação analgésica, ajudando a aliviar dores musculares.
O gengibre também tem ação anti-inflamatória e calmante, melhorando os sintomas de dor em pessoas com artrite, reumatismo e artrose.
10. Prevenir doenças cardiovasculares
O gengibre contém compostos anti inflamatórios que inibem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo doenças, como infarto, aterosclerose e derrame.
Além disso, os antioxidantes presentes no gengibre também diminuem o excesso de radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e auxiliando no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
11. Aliviar a cólica menstrual
O gengibre contém cineol e bornal, que são compostos com efeito analgésico e, por isso, quando consumido um pouco antes ou logo no início do período menstrual, ajuda a aliviar as cólicas.
Como usar o gengibre
O gengibre pode ser usado na forma fresca, desidratada ou em pó, em preparações simples como chá ou ainda pode ser usado em receitas mais elaboradas, como sopas, sucos, iogurtes ou saladas. Além disso, o gengibre também pode ser usado como óleo essencial, em massagens ou banhos de imersão.
- Chá de gengibre: o chá de gengibre pode ser preparado colocando 2 a 3 cm de gengibre fresco em uma panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Outras formas de preparar o chá consistem em misturar 1 colher de sopa de gengibre em pó com 1 litro de água fervente ou colocar 1 colher de sopa de gengibre ralado em 1 xícara de água fervente por 5 minutos.
- Óleo essencial de gengibre: o óleo essencial de gengibre pode ser usado diluindo de 3 a 5 gotas do óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo vegetal (azeite, coco ou amêndoas) e aplicar na pele, massageando para tratamentos de dor muscular ou dores reumáticas.
Outra forma de usar o óleo essencial de gengibre é diluir 15 gotas do óleo em 3 colheres de sopa de leite ou leite vegetal e dissolver a mistura em uma banheira, relaxando por 20 minutos.
Fonte: Tua Saúde