Mandato foi referendado em reunião on-line com os governadores de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul
O governador Eduardo Leite assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), nesta quinta-feira, 30, em cerimônia virtual. Com duração de um ano, o mandato foi referendado em reunião on-line com os governadores dos Estados de Santa Catarina, Jorginho Melo, do Paraná, Ratinho Júnior, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
Em seu pronunciamento, o governador Eduardo Leite destacou a importância do órgão para o desenvolvimento regional e elencou algumas prioridades para o seu mandato, como meio ambiente, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento regional.
O Codesul
O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961, a partir de um convênio entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No ano de 1992, o Mato Grosso do Sul também aderiu ao conselho.
O Codesul foi planejado para colaborar com o crescimento da região e contrapor a concentração econômica no centro do país. Uma das principais realizações do conselho foi a criação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), também em 1961. Atualmente, o banco é um importante braço de fomento de programas de desenvolvimento regional e suas ações são aprovadas pelo Codesul.