Repertório inclui grandes temas da Sétima Arte como Cinema Paradiso, A lista de Schindler, A vida é bela, Missão impossível, entre outros. Evento ocorre no dia 8 de abril, na Fundação Casa das Artes e a entrada é gratuita

Piratas, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã, espionagem, sonhos, são as partituras do mais novo concerto da Orquestra de Bento Gonçalves. Clássicas do Cinema vai evocar sublimes momentos que eternizaram as histórias da Sétima Arte e que estão no imaginário popular demonstrando sua força e poesia. O evento ocorre no dia 8 de abril, às 19h, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, da Fundação Casa das Artes. Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível que será destinado para entidades assistenciais. 

A música sempre desempenhou um papel importante na criação de filmes, ajudando a definir o tom e a emoção de uma cena e a estabelecer a atmosfera geral de um filme. Os compositores de trilhas sonoras precisam ser capazes de evocar emoções e reforçar as imagens visuais em uma história, e a seleção de peças escolhida para o concerto da Orquestra de Bento Gonçalves exemplifica isso. 

Entre as obras que serão apresentadas estão a “Morricone Suite” do lendário compositor italiano Ennio Morricone, conhecido por suas trilhas sonoras para westerns spaghetti e filmes de drama, como “A Missão” e “Cinema Paradiso”. Outra seleção notável é a “Shindler’s List” de John Williams, um renomado compositor que já trabalhou em algumas das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema, como “Star Wars” e “E.T. – O Extraterrestre”.

O concerto também apresentará solistas talentosos, incluindo Rodrigo Duarte Maciel no violino e Carlos Henrique Gheno Zanella na guitarra e violão, trazendo ainda mais emoção e virtuosismo à apresentação. Com a combinação perfeita de obras clássicas de cinema e música executada por músicos habilidosos, o concerto da Orquestra de Bento Gonçalves promete ser uma noite inesquecível para os amantes de música e cinema. 

“A gente vem trabalhando desde o início do ano nas músicas para compor o concerto. Um dos principais critérios são as características da Orquestra de Bento Gonçalves e quais são as obras que podem ser melhores executadas para a formação de câmara. É um caráter mais suave de orquestração. Assim, selecionamos uma variedade de trilhas sonoras que o público se sinta contemplado, que fale diretamente ao coração e a alma”, destaca o maestro Gilberto Salvagni.

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves

Fotos: Divulgação/SECULT