Nessa versão bem tropical, o maracujá e a carambola emprestam a acidez para uma sobremesa equilibrada, sem ser doce em excesso o dulçor da sobremesa. O preparo é fácil e impressiona. A pavlova forma uma casquinha crocante e delicada e fica com o interior bem macio.

INGREDIENTES

  • 2 claras de ovos
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ colher (chá) de amido de milho
  • ½ colher (chá) de vinagre de maçã
  • manteiga para untar a assadeira

MODO DE PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Caso tenha um forno elétrico, pré-aqueça a 100 ºC.
  2. Unte com manteiga uma assadeira retangular grande e baixa. Corte um retângulo grande de papel-manteiga usando o fundo da assadeira como medida. Pressione com os dedos para colar o papel na assadeira e unte também o papel com manteiga – assim é mais fácil descolar as pavlovas do papel depois de assadas.
  3. Na tigela da batedeira, bata as claras em neve: inicie em velocidade baixa; quando começar a espumar, aumente a velocidade para média. Assim que as claras se transformarem numa espuma branca e mais densa, após cerca de 5 minutos, adicione o vinagre e bata até que fiquem firmes.
  4. Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos, de colher em colher, batendo por cerca de 30 segundos a cada adição — isso garante que o açúcar seja completamente incorporado, formando um merengue bem liso. Se precisar, pare de bater e raspe a lateral da tigela da batedeira com uma espátula.
  5. Após acrescentar todo o açúcar, bata por mais alguns minutos até formar um merengue bem firme, liso e brilhante – para verificar o ponto, com uma colher retire uma porção do merengue e sinta com as pontas dos dedos se não há mais grãozinhos de açúcar. Adicione o amido de milho e bata apenas para incorporar.
  6. Com uma colher grande, de servir arroz, distribua o merengue na assadeira formando 6 montinhos altos. Com a ponta de uma colher de sopa, faça uma cavidade no centro de cada montinho, como se fosse uma cumbuquinha, para colocar o recheio depois que a pavlova for assada – não se preocupe em modelar perfeitamente, quanto mais rústicas estiverem, mais bonitas ficam.
  7. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca 35 minutos, com a porta entreaberta – coloque uma colher de pau entre a porta e o forno. Caso esteja utilizando um forno elétrico preaquecido a 100 ºC não é preciso deixar a porta entreaberta. Atenção com o tempo de forno: as pavlovas ficam opacas e começam secar na superfície, elas não devem dourar.
  8. Desligue o fogo e mantenha a assadeira dentro do forno desligado por 1 hora mantendo a porta entreaberta – assim elas terminam de assar sem dourar. No caso do forno elétrico, mantenha a porta fechada com o forno desligado.
  9. Quando estiverem completamente secas e frias, descole as pavlovas do papel, com cuidado para não quebrar, e transfira para uma travessa. Se preferir, asse as pavlovas no dia anterior.

Obs: você pode armazenar as pavlovas numa assadeira bem fechada com filme plástico, em temperatura ambiente, por até 3 dias.

Fonte: www.panelinha.com.br