No Estado, solicitação do benefício cresceu 5% no ano passado
De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), em estudo realizado no terceiro trimestre de 2022, no Brasil são 9,5 milhões de pessoas desempregadas, o que representa 8,7% da população. A porcentagem é calculada a partir da chamada força de trabalho, ou seja, pessoas que têm idade para trabalhar (14 anos ou mais) e as que estão trabalhando ou procurando vagas (ocupadas e desocupadas).
No Rio Grande do Sul, a taxa de desemprego manteve a trajetória de baixa registrada ao longo do ano e chegou a 6% no terceiro trimestre, o menor patamar desde o segundo trimestre de 2015. Já a cidade de Bento Gonçalves, em uma última pesquisa, o percentual de desemprego registrado estava abaixo de 1%.
No entanto, segundo especialistas, com a desaceleração da economia e o encolhimento da atividade de alguns setores no Estado, a busca pelo seguro-desemprego voltou a crescer. O total de pedidos do benefício aumentou 5% no Rio Grande do Sul no acumulado de 2022 até novembro, comparado ao mesmo período de 2021. De janeiro a novembro do ano passado, o Estado registrou 334,5 mil requerimentos. No Brasil, o número de pedidos subiu de 5.607.258, em 2021, para 6.156.468, em 2022, um crescimento de 9,8%.
Situação na Capital do Vinho
Seguindo a mesma tendência do Estado e do país, em Bento Gonçalves, as solicitações do benefício também obtiveram aumento. De janeiro a novembro de 2021, foram 1.601 requisições de seguro desemprego. Já relacionado ao mesmo período de 2022, foram 1.855, o que representaria um crescimento de 15,9%.
Entretanto, por se tratarem somente dos pedidos feitos presencialmente na Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Bento Gonçalves, a coordenadora Daiana Oliboni ressalta que os dados não podem ser considerados de forma absoluta. “Esses números representam apenas as pessoas que foram até a agência para fazer o pedido do benefício, mas muitas pessoas fazem o encaminhamento pela Carteira de Trabalho Digital. Além disso, em 2021, com o auge da pandemia, trabalhávamos presencialmente com o horário reduzido e a população era orientada a realizar a solicitação de forma online”, explica.
Segundo Daiana, com relação ao seguro-desemprego a avaliação é relativa, pois nem todos que fizeram o encaminhamento permanecem desocupados. “Alguns encaminham mais como uma garantia. Depois, conseguem uma vaga de trabalho e suspendem o benefício, temos vários casos assim”, aponta.
Além disso, a coordenadora salienta que Bento Gonçalves tem muita oferta de empregos. Na agência do Sine do município, de janeiro a novembro de 2022, 2.275 vagas foram ofertadas. “Além disso, temos as empresas que divulgam as oportunidades por conta própria. Temos muitas vagas de emprego, mas a maior dificuldade é conseguir pessoas qualificadas. Hoje, cargos como soldador, eletricista, que precisam de uma capacitação, temos dificuldades para preenche-los. No comércio e nos supermercados também, temos notado a dificuldade de contratar mão-de-obra por conta de trabalhar aos finais de semana”, relata.
O que é o seguro-desemprego?
É um benefício voltado a trabalhadores formais demitidos sem justa causa. O brasileiro que se encaixa nos pré-requisitos do programa tem direito a uma assistência financeira temporária, calculada de acordo com os seus últimos vencimentos.