A canela é uma especiaria aromática rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Por conter ótimas quantidades de cinamaldeído, um composto que promove o aumento do metabolismo e melhora a concentração, a canela também ajuda a melhorar a disposição física e mental, além de estimular a queima de gordura corporal, facilitando o emagrecimento.
A canela, conhecida cientificamente como Cinnamomum, pode ser encontrada em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais, na forma de pó ou em pau, ou casca, sendo muito utilizada para dar um sabor adocicado em preparações doces e salgadas, além de poder ser consumida no preparo de chás.
Principais benefícios
O consumo regular de canela promove diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:
Ajudar no controle da diabetes
Alguns estudos indicam que a canela pode ajudar a melhorar a atividade e aumentar os níveis de insulina, um hormônio responsável por regular o açúcar no sangue, trazendo benefícios para as pessoas com pré-diabetes e diabetes do tipo 2.
O mecanismo pelo qual isso acontece é devido ao fato da canela ser capaz de intervir em alguns componentes do organismo que fazem com que o açúcar que está no sangue entre mais facilmente nas células, diminuindo, assim, a glicemia. Além disso, também poderia inibir algumas enzimas digestivas, fazendo com que a decomposição dos carboidratos no trato digestivo seja mais lenta.
Por possuir propriedade antioxidante e anti-inflamatória, a canela também influencia o bom funcionamento do pâncreas, que é o órgão responsável pela produção da insulina.
Promover a perda de peso
A canela tem efeito termogênico e metabólico, aumentando o gasto energético e a oxidação da gordura, de forma que pode ter um efeito protetor na obesidade, favorecendo a perda de peso. Isso acontece devido ao fato da canela ser capaz de ativar proteínas que atuam na mobilização do tecido adiposo para ser utilizado pelo corpo para produzir energia.
Além disso, ao melhorar a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina, a canela é capaz de promover a redução do acúmulo de gordura no organismo. Essa especiaria também é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo a fome e favorecendo o processo de perda de peso.
Melhorar a capacidade cognitiva
A canela contém fitoquímicos que aumentam a capacidade do cérebro de utilizar a glicose. Além disso, possui propriedades antioxidantes que previnem os danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central, diminuindo, assim, o estresse oxidativo e melhorando a aprendizagem e a memória, sendo capaz de proporcionar proteção contra o Alzheimer, demência e mal de Parkinson.
Proteger a saúde do coração
Os compostos ativos da canela, como cinamaldeído e ácido cinâmico, exercem ação protetora do coração devido à sua propriedade anti-inflamatória e a sua capacidade de produzir óxido nítrico, que é um composto que faz com que as artérias fiquem relaxadas e o sangue consiga fluir mais facilmente. Além disso, também ajudam a inibir os canais de cálcio que, juntamente com o óxido nítrico, contribui para manter a pressão arterial baixa.
Além disso, a canela exerce efeito no metabolismo das gorduras devido à sua atividade lipídica e sua ação antioxidante, ajudando a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e os triglicerídeos no sangue, contribuindo para a prevenção de doenças, como ateroscleroses, infarto e derrame.
Ajudar a combater infecções
O cinamaldeído, um dos principais compostos ativos da canela, pode ajudar a combater vários tipos de infecções causadas por bactérias ou fungos.
Os efeitos antimicrobianos da canela também ajudam a prevenir as cáries e, consequentemente, reduzir o mau hálito. Além disso, também é capaz de inibir o crescimento de bactérias em produtos alimentares, como a Listeria spp. e a Escherichia coli, aumentando a sua vida útil.
Possui propriedade antioxidante
Alguns estudos demonstraram que a canela apresenta elevada atividade antioxidante, já que possui compostos fenólicos e flavonoides, como o cinamaldeído e o eugenol, que desempenham papel essencial na eliminação dos radicais livres, redução dos seus danos e prevenção da oxidação de gorduras.
Devido ao seu potencial antioxidante, a canela pode ajudar a retardar o envelhecimento prematuro e prevenir doenças crônicas, como a diabetes do tipo 2, doenças cardíacas, câncer, infertilidade e alterações neurológicas.
Melhorar a saúde sexual
A canela é considerada afrodisíaca, já que possui propriedade vasoativa, vasculogênica e antioxidante, promovendo a ativação da circulação sanguínea. Além disso, a canela, quando consumida pelo homem, pode também ajuda no tratamento da disfunção erétil e da impotência sexual.
Melhorar o humor
A canela pode ajudar a melhorar o estado de ânimo, já que pode exercer efeito antidepressivo ao inibir o processo inflamatório da cérebro, promovendo, como consequência, o aumento dos níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o humor, aumentar a felicidade e a sensação de bem-estar.
Prevenir o câncer
Devido a sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, a canela possui um grande potencial tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer, já que poderia atua em diferentes vias metabólicas que favorecem a morte das células cancerígenas. Por isso, diversos estudos sobre o efeito potencial da canela sobre os tumores estão sendo desenvolvidos.
Fonte e foto: Tua Saúde