Conforme estudo que visa monitorar o comportamento dos pequenos negócios no Rio Grande do Sul, feito pelo Sebrae RS, a cada três empresas, duas estão planejando ações especiais para aquecer as vendas do período
O final de ano está chegando, período em que as expectativas do comércio vão às alturas. Em relação aos pequenos negócios não é diferente, pois eles estão se preparando para alcançar novos patamares de empreendedorismo.
De acordo com o Sebrae RS, em estudo que visa monitorar o comportamento dos pequenos negócios no Rio Grande do Sul, a cada três empresas, duas estão planejando ações especiais para aquecer as vendas do período, um percentual de 65%. Além disso, a pesquisa mostra que 24% dos empreendimentos pretende expandir a quantidade de estoque de produtos ou matéria prima, para que seja possível suprir a demanda do final do ano.
Há outros casos, como o de negócios que estão planejando oferecer ações promocionais. Entre estes, 16% vão lançar novos produtos ou serviços, 17% pretendem adaptar os já existentes para dar conta do aumento de consumo previsto.
A pesquisa foi feita pelos Sebrae RS entre 26 de outubro e 11 de novembro, contemplando empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e os Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos.
Ademais, segundo análise, o PIX é a forma mais utilizada pelos estabelecimentos para as os pagamentos. Essa é a ferramenta mais usada por 38% das empresas, seguida pela utilização de cartão de crédito, 25%, e dinheiro em espécie, 17%.
Comportamento dos pequenos negócios em Bento
A proprietária da empresa ‘Fiz Cookies’, Jéssica Miranda Minusso, explica as ações especiais que planeja para aquecer as vendas em seu negócio. “Todos os anos lançamos um cardápio especial de Natal, esse ano o lançamento foi no dia 10 de novembro. Nele, criamos produtos especiais para a data e com faixas de valores a partir de R$12 até R$115. Tem para todos os gostos”, conta.
Com o objetivo de diversificar, a empreendedora tem três linhas, uma focada em presentes, outra em servir na mesa da Ceia e, a terceira, voltada para os pedidos corporativos. “Todos os produtos são embalados cuidadosamente e com decoração natalina para surpreender, e são produzidos próximo a entrega, de maneira artesanal e com todo carinho que essa data merece”, destaca.
Para ela, o aumento de estoque no período é necessário. “Encomendamos com antecedência as embalagens temáticas, estoque de matéria prima, laços decorativos e muitos detalhes que precisam para chegar no produto final, mas a produção do doce acontece somente na data agendada para retirada, pois são artesanais e sem conservantes”, salienta.
É preciso, para alcançar bons resultados, fazer um planejamento para vendas de Natal e Ano Novo. “Ao longo dos anos, desenvolvemos uma logística para facilitar todo esse processo de organização, que é bem complexo e precisa ter tudo alinhado para dar certo”, evidencia.
Conforme Jéssica, com o passar do tempo, fica mais fácil. “Como é nosso sétimo Natal, já conhecemos a demanda dos nossos clientes e como fazer com que eles programem suas encomendas com antecedência, o que nos ajuda a prever como será a agenda, e também ajuda o consumidor a ficar tranquilo que na correria das festas, ele terá seus presentes e sobremesa da ceia garantidos”, reitera.
Apesar de solicitar aos clientes que se organizem antecipadamente, nem sempre é possível, e para isso também é necessária uma solução. “Sempre tem muita procura a pronta-entrega nas últimas semanas antes do Natal, por isso nos organizamos para ter produtos sempre frescos e produzidos no dia para atender o maior número possível. Mas nossa prioridade é sempre quem faz sua reserva antecipada”, ressalta.
A fim de facilitar, é utilizado o cardápio digital que pode ser acessado por link. “Para o visualização fotos, valores e todas informações antes de fazer a encomenda. Temos também um mostruário em nossa loja física, assim o cliente consegue nos visitar, pegar o produto, olhar a embalagem pessoalmente, e escolher a melhor opção dentro do seu orçamento”, menciona.
De acordo com a empresária, o lançamento de novos itens também é uma opção. “Nossos clientes ficam esperando ansiosos pelo lançamento da carta de cada ano, sempre mantemos os Brigatones, o chocotone recheado de brigadeiro, que são nossos clássicos e queridinhos. Mas também trazemos novas criações ao longo dos anos”, argumenta.
A Copa do Mundo também é um fator que pode impulsionar as vendas, mas Jéssica explica que é necessária toda uma preparação para aproveitar essa data com todo seu potencial. “Como neste ano a Copa caiu muito próxima ao Natal, preferimos dar total atenção a essa data tão importante e que já é nossa tradição”, conta.
Sobre a forma de pagamento que deverá ser mais utilizada, a empreendedora destaca que vai variar. “As formas de pagamento variam muito conforme o ticket médio, corporativos normalmente preferem boletos. Cliente final que quer algo só para a ceia utiliza mais o PIX, e o final que vai presentear diversos amigos e familiares utiliza mais os cartões”, avalia.
Segundo a proprietária da Dal Castel Celulares, Bruna Dal Castel, o planejamento da empresa para vender mais no final de ano é ter algumas promoções para atrair o público. “Visando sempre o aumento das vendas neste período”, sustenta.
Sobre o aumento de estoque, neste caso, não é tão grande. “Para ter o giro da mercadoria, sempre que precisamos fazer pedidos são entregues logo, já que os nossos fornecedores são todos da região”, esclarece.
Para Bruna, é necessário diversificar para conquistar novos clientes nesta época. “No ramo do meu negócio, sempre estamos atentos às novas tendências tecnológicas, buscando as novidades para os nossos clientes”, acrescenta.
No empreendimento, o pagamento com dinheiro em espécie acabou se tonando uma segunda opção, devido à praticidade e comodidade proporcionadas pelas tecnologias. “As formas mais utilizadas pelos nossos clientes são os cartões, tanto de débito quanto de crédito e PIX”, conclui.