OBRIGADO!
Esta semana fui paciente de um procedimento cirúrgico no braço esquerdo. A Dra. Roberta Casagrande Tramontini foi a cirurgiã, com assessoria do anestesista Dr. Leonardo Tadeu Garnica Camargo. Eu estava receoso, claro, pois uma cirurgia, mesmo de baixa complexidade, não tem “risco zero”, porém a médica e o anestesista foram de uma fidalguia exemplar. O procedimento foi na 4ª feira e na 5ª feira já consegui começar a “dedografar” esta coluna. Do atendimento desde os primeiros contatos com o Plano Tacchimed e com o Hospital Tacchini só há elogios a serem mencionados, até a recuperação final.
SÓ FALTOU…
Apenas reclamei, com meu amigo Antônio Schenatto, também paciente, o fato de não servirem picanha com uma taça do vinho Sesmarias, da Miolo, mas o Hilton Mancio me informou que não estava no cardápio. Muito obrigado, Dra. Roberta e Dr. Leonardo, bem com a todos os que, de alguma forma, me deram atendimento. Grato, Tacchini! Grato Tacchimed!
O NOSSO “NATAL BENTO!
Depois de muitas sugestões, reclamações e solicitações, eis que o Natal passou a ter a devida atenção do Poder Público Municipal, bem como de entidades interessadas. Claro que estamos distantes do glamour das festas natalinas de Gramado, pois são feitas a décadas e contam com poderosos patrocínios. Mas, pela capacidade empreendedora que nós, bento-gonçalvenses temos, é questão de tempo para nos equipararmos com os gramadenses. Ontem ocorreu a abertura do NATAL BENTO, na Via Del Vino, já com tudo pronto e com belíssimo show com a chagada o Papai Noel.
AGORA É TUDO NATAL!
A Via Del Vino deverá atrair milhares de pessoas para o centro da cidade, moradores e visitantes, prestigiando o nosso NATAL BENTO. As nossas empresas estão imbuídas das melhores intenções de também proporcionarem condições para que a população faça suas compras natalinas aqui, na nossa cidade, ajudando a criar emprego e renda, além de auxiliarem a fortificar as empresas que tiveram significativos baques em razão da pandemia. Parabéns a todos os que, de alguma forma, possibilitam um Natal melhor e mais belo a todos nós. Agora é prestigiarmos o esforço e dedicação de todos.
E A CORSAN?
Não, não irei parar de comentar, de alertar para o que o governo do Estado quer fazer com nossas VIDAS. Sim, VIDAS, porque ÁGUA É VIDA e jamais poderia ser objeto de ALVO PARA OBTENÇÃO DE LUCROS. Mas, é isso o que querem fazer, com o aval da maioria dos deputados estaduais e muita gente que “adora” a privataria inconsequente. Falam do preço de 4,1 bilhões no leilão pela CORSAN. Imaginem quantos milhões de metros de tubulação a empresa implantou; imaginem o valor das instalações, das estações de tratamento da água e já de esgotos.
REPETIRÃO A DOSE?
Lembram da Vale do Rio Doce? Venderam por 0,0000000001% do seu valor real e ínfimo percentual dos lucros que ela aufere agora, sem contar com os trilhões em reservas minerais que foram entregues aos felizes compradores. E as centenas de outras estatais que foram sucateadas para serem vendidas a preços “módicos”? E se falarmos da CRT e CEEE, cujas contas a PAGAR nos apresentaram e ficaram com as contas A RECEBER? E o que dizer da privataria do brito, na década de 1990 – que eu combati desde o anúncio inicial da “façanha” – dos polos rodoviários que cercaram as principais cidades? É isso que o povo gaúcho espera da privataria da CORSAN? Ainda há tempo de evitar isso. Pensem bem!
A INFLAÇÃO RETOMA
Muito se tem ouvido, nos últimos anos, sobre a inflação. Depois de chegar apreciáveis 12,13% a.a. em março de 2022, ficou, em outubro, a 6,47%, com 0,57% no mês, depois de três meses de quedas. Foi inflação negativa de 0,68% em julho; 0,36% em agosto e 0,29% em outubro. Como se constata pelas análises, as quedas foram em razão da REDUÇÃO – a fórceps – do ICMS dos ESTADOS, incidente sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações (que já haviam tido reduções por lei ESTADUAL em janeiro de 2022). Mas, vários outros itens que compõem os índices inflacionários, com a alimentação, por exemplo, subiram. Teremos dias difíceis pela frente, com certeza. O maniqueísmo que está enraizado no Brasil nos trará sérios problemas. Quem não está inserido nesse contexto também pagará esta conta. Lamentavelmente!
ÚLTIMAS
Primeira: O sócio gremista tem hoje, das 10h às 17 h, compromisso com a eleição do novo PRESIDENTE DO GRÊMIO. O voto poderá ser presencial, na ARENA DO GRÊMIO ou pela internet, para os sócios aptos e que tiverem seu cadastro em dia, devidamente habilitados;
Segunda: Como Conselheiro do Grêmio que sou, em terceiro mandato, conheço bem ALBERTO GUERRA e, como no Conselho, é nele que votarei hoje. A campanha do Guerra é alicerçada na frase: “AGORA É GUERRA”, por ser ele o que pode, efetivamente, promover as mudanças profundas que o Grêmio precisa;
Terceira: Por isso, meu caro sócio do Grêmio, é que peço seu voto ao ALBERTO GUERRA. As propostas de sua gestão são as que todos os gremistas querem ver implementadas para que o Grêmio retorne ao patamar vencedor a que nós, gremistas, estamos acostumados;
Quarta: E o preço dos combustíveis teve aumento, sem que a Petrobrás o tivesse protagonizado. Segundo comentários, houve “recomposição de margens de lucro”. Pena que TODOS os segmentos da economia não podem fazer o mesmo, né? E o que dizer da “recomposição de salários”?
Quinta: E as fakes news seguem bombando nas redes sociais. São imensas bobagens, mentiras escancaradas que saltam aos olhos de qualquer pessoa, mesmo dotada de mínimos conhecimentos, que fica difícil entender COMO conseguem repassar tamanhos absurdos;
Sexta: O pior de tudo é que chamam a essas fake news, agressões, ofensas e ameaças de “liberdade de expressão”, pelo que se julgam “protegidos pelo artº 5º da Constituição”, fingindo não saberem que há, sim, limites a essa “liberdade”. Pobre Brasil!
Sétima: A 30ª edição da AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS, Safra 2022, foi, com era esperado, um sucesso absoluto. A Associação Brasileira de Enologia -ABE – foi protagonista de mais um fantástico evento de repercussão mundial, levando o bom nome do vinho brasileiro para os quatro cantos do Planeta. Parabéns a todos os que contribuíram de alguma forma para a sua realização;
Oitava: Finalmente chegamos a bom termo o ano de 2022 para a dupla Grenal. Ambos atingiram seus objetivos, sendo que o Grêmio foi obrigação e o Inter, mérito incontestável. Que venha 2023, com o Esportivo na elite do futebol gaúcho.