Neste sábado, 12 de março, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves divulgou um decreto onde o poder público da cidade desobriga o uso de máscara de proteção individual em ambientes abertos. A ação é válida desde sexta-feira, 11, quando foi publicado o decreto oficial 11338/2022, que dispõe de medidas temporárias no combate ao coronavirus.
No 1° artigo do decreto fica esclarecido que o Prefeito Municipal, Diogo Siqueira, liberou a utilização de máscara para circulação em espaços públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo. Além disso, também fica desobrigado o uso do equipamento sanitário por crianças de seis a doze anos de idade. Segundo o decreto, o motivo por trás da decisão advém dos altos índices de vacinação dos bento-gonçalvenses.
A utilização da máscara, até então, era obrigatória em todo território nacional, desde o início das ações de proteção contra a Covid-19. Muitos estados e municípios vem buscando diminuir as regras e obrigatoriedades, como no caso do item de proteção individual.