Mãe e filhote estavam amedrontados e buscaram abrigo em bueiro, dificultando ação dos agentes
O Corpo de Bombeiros Militar com sede em Bento Gonçalves realizou o salvamento de dois cães abandonados em situação de risco e vulnerabilidade no interior da cidade, na Linha Ferri, Distrito de Veríssimo de Mattos. A ação precisou de dois dias e planejamento adequado para lidar com os animais.
Na manhã de terça-feira, 1º de fevereiro, por volta das 8h, duas voluntárias acionaram os bombeiros, alertando sobre dois cachorros que estavam no interior de um bueiro, à beira da estrada. Uma guarnição se deslocou juntamente com uma das ativistas da causa animal para averiguar a situação.
Ao chegarem lá, os agentes viram que se tratava de uma fêmea com seu filhote de aproximadamente dois meses. Eles tentaram capturar os animais sem machucá-los, porém, o tamanho do bueiro prejudicava a ação. Estando muito assustado, o pequeno cão fugiu em direção a uma mata no entorno, desaparecendo.
Por conta da fuga, a equipe decidiu deixar a mãe do filhote no local, para que ele regredisse e ambos pudessem ser levados. Então, na manhã de quarta-feira, 2 de fevereiro, um morador que ficou atento a situação conseguiu conter os animais e chamou os bombeiros. Os cães foram pegos e levados em segurança até uma clínica do município, que fará exames, dará banho e tratamento adequado a eles.
Em casos semelhantes, a instituição atende pelo 193. “O Corpo de bombeiros Militar de Bento Gonçalves orienta para que não abandonem gatos e cachorros, são vidas que correm risco de morte quando longe de seus donos”, alerta a corporação.