Só de primeira dose, 75% já se vacinaram, enquanto de reforço, 15%
Após um ano do início da vacinação contra Covid-19 no Brasil, cerca 70% da população brasileira já se vacinou com as duas doses, completando o esquema vacinal. Enquanto isso, os registros de primeira dose estão em 75% e de dose de reforço em 15%. O próximo passo da imunização em território nacional é a vacinação em crianças de cinco a 11 anos.
A primeira dose administrada contra a doença no Brasil foi aplicada no dia 17 de janeiro de 2021, na enfermeira Mônica Calazans, na cidade de São Paulo. Naquela ocasião, a mulher recebeu a CoronaVac, que foi produzida no Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. Até então, brasileiros receberam aplicação de doses da AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer.
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Sociedade Brasileira de Imunizações apontam que a vacinação produziu uma queda drástica na mortalidade e internações causadas pela Covid-19, mesmo com mutações no vírus. Eles relembram que ano passado a média móvel de vítimas passava dos 900 por dia e grande parte dos estados tinham 60% de lotação dos leitos de pacientes graves.