Somente no dia 3 de janeiro, a instituição chegou a média de 89 atendimentos no Pronto Socorro
O Hospital Tacchini emitiu um alerta nesta última terça-feira, 4 de janeiro, a respeito do aumento considerável de pacientes que vem buscando a estrutura de fluxo respiratório do Pronto Socorro da instituição. Em função disso, o tempo de espera para atendimentos pode se tornar maior que o usual.
Nos últimos dias de 2021, o hospital atendia uma média de 50 pacientes por dia, mas em 3 de janeiro esse valor subiu para 89, fazendo o tempo de espera chegar a 1h20min. Os horários de maior movimentação são entre 8h e 11h e das 15h às 20h.
O Tacchini está trabalhando para amenizar esse impacto da demora a partir de uma série de medidas. Entre elas, está o reforço nas equipes multiprofissionais e aplicação de medicações de ação rápida, que não necessitam um tempo de observação.
Apesar disso, a diretora técnica do hospital, Nicole Golin, explica que, mesmo com sintomas leves, aqueles que buscam a instituição geram uma sobrecarga ao Pronto Socorro, já que a capacidade de ampliação do local é finita. “Estamos fazendo todo o possível, mas temos limites de espaço físico, de equipe… há casos em que a espera será inevitável. Se o número de atendimentos continuar nessa tendência de aumento nos próximos dias, certamente estaremos próximos de atingir a capacidade máxima da estrutura”, alerta.
Nicole também elucida que o Pronto Socorro não deve ser utilizado por aqueles que são pacientes assintomáticos ou que tiveram contato com outras pessoas positivadas para Covid-19 ou influenza. No local, prioriza-se pessoas doentes, com sintomas de febre, tosse, dores, falta de ar, entre outros.
A instituição também alerta que todo quadro gripal (tosse, febre, dor de garganta) precisa ser investigado, mas nem sempre é necessário o comparecimento ao Pronto Socorro. Em casos considerados leves, cujos sintomas são similares aos de uma gripe comum (tosse, mal-estar, coriza, dor de cabeça, diarréia e/ou dores musculares), o sistema de saúde está organizado para oferecer orientações por telefone.
Ou seja, antes de comparecer ao Pronto Socorro, os pacientes que possuem plano de saúde Tacchimed têm à disposição, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, o (54) 3455 4170 / (54) 3455 4172. Já os pacientes do SUS devem buscar orientações pelo (54) 3055-7029.