Das 8h ao meio dia de sábado, 16, a comunidade bento-gonçalvense poderá realizar, gratuitamente, testes rápidos para detecção de sífilis. A ação ocorre na Via Del Vino, no Centro, que receberá a Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação faz parte das campanhas de combate à doença que é lembrada durante todo o mês de outubro.

A Sífilis é um infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Após a relação sexual pode surgir uma lesão inicial (cancro duro) acompanhada de ínguas (linfonodos aumentados) em três semanas.

A forma de transmissão se dá através de relações sexuais desprotegidas (sexo oral, vaginal e anal), e de mãe para filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita). Se não for tratada pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso

O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais. O uso de preservativos durante as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença.