Pela primeira vez, Bento Gonçalves foi sede da cerimônia de acendimento da Chama Crioula, que marca o início das celebrações dos Festejos Farroupilhas. O momento ocorreu na tarde de domingo, 5 de setembro, na Praça Padre Rui Lorenzi, no bairro Cidade Alta. Diferentemente de outras edições, a centelha do fogo foi gerada a partir do vinho, em homenagem ao município e também às famílias que fazem da fruta seu sustento. Durante o evento, também foi celebrado o Dia do Jovem Tradicionalista, que contou com a presença de prendas e peões estaduais.
Após a cerimônia de acendimento, a chama começou a ser distribuídas às entidades pertencentes à 11ª Região Tradicionalista. Representando o presidente Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, Flávio Marcolin, explicou sobre o significado da Chama Crioula. “Ela traz um sentido, um significado de amor o orgulho da nossas tradições gaúchas, bem como, o valor daqueles que pelearam durante dez anos por esta terra, pelos ideais de igualdade, liberdade e humanidade. E por isso que estamos aqui. É reverenciando estes tauras que fizeram e marcaram a nossa história”, disse.
Para finalizar o momento, o padre Gilmar Marchesini realizou a benção aos participantes que, logo após, retornaram aos seus municípios com a chama crioula. Pelo menos 15 comitivas, de municípios da região estiveram participando do ato. Em alusão ao Dia do Jovem Tradicionalista, foram convidados quatro jovens para o ato oficial da geração da Chama Crioula no município o 1⁰ Guri Farroupilha, Raphael Luciano Scarton, o 3⁰ Peão Tiago Luigi Guadagnin Radin, a 1ª Prenda Mirim Amanda Bissani Tonial e a 2ª Prenda Juvenil Táila Bergamin Kemerich.
Neste ano, os Festejos Farroupilhas de todo o Rio Grande do Sul celebram os 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. O MTG definiu para este ano o tema “Caminhos de Anita” e como patrona, a declamadora Liliana Cardoso, primeira mulher negra a receber esta distinção. Em Bento Gonçalves, o Tradicionalista Homenageado, Claudiomiro Dias será o homenageado na edição deste ano. ,”Muito obrigado a todos vocês que fazem acontecer os Festejos Farroupilhas, que levam no coração a chama crioula. Sou uma pessoa que representa com compaixão os valores tradicionalistas. Essa homenagem que recebo divido com todos vocês. Me sinto lisonjeado de representar essas pessoas de grande valor que foram homenageadas nas outras edições, mas extensiva a todos nós que mantemos viva a cultura tradicionalista”, enfatizou Dias.
Foto: Rodrigo De Marco