O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, garantiu, na terça-feira, 13, que os salários dos servidores do Poder Executivo serão pagos em dia até dezembro. A informação foi publicada nas redes sociais do governador. Esta é a primeira vez, depois de cinco anos, que os vencimentos do funcionalismo público serão pagos, em dia durante todo o exercício do ano.

Conforme Leite, o pagamento só será possível, em decorrência de ajustes fiscais e pelas medidas de gestão adotadas pelo governo desde o início de 2019, colaboração de Poderes e órgãos, parlamentares, União e pelo cenário de retomada da economia após a pandemia.

O governador disse ainda que nenhum valor dos recursos recebidos pelo governo federal serão utilizados para o pagamento dos salários dos servidores públicos. “Isso não acontece pelo dinheiro do Governo Federal, que é uma fake news afirmar, que os repasses da União tenham sido os responsáveis por isso” afirma Leite. “Com as contas mais ajustadas, nós vamos ampliar investimentos e qualificar os serviços públicos do nosso Estado”, garante.

De acordo com o Tesouro do Estado, a quitação da folha do Executivo será feita sempre nos últimos dias úteis de cada mês, conforme cronograma abaixo. O pagamento do 13º de 2020 segue parcelado, como uma evidência de que apesar dos avanços o Estado ainda há grandes desafios a serem enfrentados.