Prefeita, Gisele Caumo, destaca que é um ano de economia, contudo, município não está parado e algumas obras já estão em andamento
Foram muitas as consequências impostas pela pandemia do coronavírus, principalmente para o setor econômico. Em Santa Tereza não foi diferente, segundo a prefeita, Gisele Caumo. “Estamos vivenciando um ano bastante conturbado. Julgávamos que 2020 foi difícil, mas certamente 2021 evidenciou maiores complexidades, afinal, o resultado deficitário econômico está sendo exibido no corrente ano”, afirma.
Embora a prioridade do momento seja economizar recursos financeiros, ação praticada nos cem dias de governo da atual gestão, o poder público municipal não está parado. “A economia é uma ação responsável. Necessitamos planejar, economizar e posteriormente agir, para assim colhermos os resultados benéficos deste conjunto de ações” explica.
Uma das obras já iniciadas é a revitalização do antigo camping municipal, que está sendo transformado em uma praça, objetivando a oferta de um espaço de lazer aos munícipes e visitantes. Gisele destaca que a obra está em bom andamento. “A primeira etapa possivelmente será concluída entre meados de julho e agosto. Porém, já estamos projetando a próxima fase”, revela.
No projeto de revitalização da etapa inicial, estão sendo realizadas obras de drenagem, instalações elétricas e hidrossanitários, execução de passeios internos e externos. “Além de uma nova edificação, que acomodará os sanitários e vestiários, com dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais e rampa de acesso”, salienta.
O projeto, que contempla a execução de passeios com piso tátil, também apresentará pontos para futura instalação de chimarródromos e conjuntos de pias. Serão instalados ainda, bancos e lixeiras no local. O investimento nesta primeira etapa deve custar R$ 323.916,95, valor proveniente de recurso federal com contrapartida municipal.
Já na próxima fase, o município pretende adquirir os equipamentos para os chimarródromos, realizar a execução dos conjuntos de pias e reformar o antigo banheiro. “Também inclui pavimentação do acesso de motorhomes, ajardinamento, troca do guarda-corpo, aquisição de equipamentos urbanos, construção de escadaria ligando a Rua Abramo Caumo à margem do Rio Taquari”, enfatiza.
De acordo com Gisele, “este local, no passado, foi conceituado como cartão postal do município. Objetivo, que conjugado a outros pontos que expõem belezas grandiosas, novamente possa ser referenciado”, destaca a prefeita.
Gruta também está recebendo investimentos
A famosa Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Linha Graciema Baixa, é considerada um ponto de fé, onde os devotos se encontram, principalmente no mês de fevereiro, para celebrar a missa com a Benção da Saúde.
Desde maio do ano passado, o local está passando por um processo de revitalização. Para facilitar o acesso dos fiéis, está sendo construída uma escadaria com cerca de 200 degraus. O investimento será de R$241.218,36, valor proveniente de recurso de origem federal com contrapartida municipal. A previsão é que em um mês a obra esteja concluída.
Gisele destaca que há muita preocupação em entregar uma obra considerada grandiosa “Acompanho e acompanharei todas as obras que serão de responsabilidade da gestão municipal. É preciso valorizar o dinheiro público. Faz-se de extrema relevância a supervisão e fiscalização constante durante a execução de uma obra, para que o resultado final seja apresentado de forma auspiciosa”, salienta Gisele.