Cuidados como usar máscara, álcool gel e distanciamento social, são formas de prevenção já conhecidas contra o coronavírus. Mas, o período também é de alerta contra proliferação do Aedes aegpty, transmissor da dengue, zika e chykungunya. Nesse aspecto não deixar água parada é essencial. A Secretaria da Saúde alerta sobre as formas de prevenção, após registro do primeiro caso de Chikungunya na cidade. 

Conforme dados da Vigilância Ambiental, 27 focos do Aedes aegpty foram encontrados na cidade. Os bairros mais afetados são Licorsul, Santa Helena, Eulália, Santa Marta, Santa Rita, Pomarosa, Santa Helena, Santo Antão, Fátima, São Roque, Universitário, Cidade Alta, Progresso, Conceição, Ouro Verde, Fenavinho e Botafogo. 

Nesta quarta-feira, 3, foi realizado, no bairro Ouro Verde, o trabalho de bloqueio da transmissão viral com equipamento portátil, pois foi registrado primeiro caso confirmado de Chikungunya autóctone, ou seja contraído no Estado. A utilização do inseticida (piretróide) é feita em casos em que se precisa realizar o controle de mosquitos adultos quando as medidas preventivas (retirada de depósitos de água e uso de larvicida) não surtiram efeito e há paciente com diagnóstico confirmado na localidade.

Depósitos como caixas de água de beber, caixas de água e tonéis de coleta de água de chuva, pneus a céu aberto, calhas entupidas e lixo recicláveis espalhados no meio ambiente são os maiores criadouros de mosquito na cidade. As chuvas constantes e o calor tem favorecem a proliferação do mosquito Aedes e de muitos outros insetos na cidade.

Bento Gonçalves já havia registrado dois casos de dengue positivo em 2018, e um caso em 2019. No ano 2020, não foi registrado nenhum caso da doença. 

Dicas de prevenção

  • O fechamento de caixas de água e tambores de coleta de agua da chuva deve ser completo, tampas que não se encaixam muito bem ou madeiras usadas para fechamento destes depósitos não são eficazes. Nestes casos é necessário usar plásticos ou telas antimosquitos para evitar a entrada de insetos.
  • O uso de repelentes de corpo e de tomada nos locais com infestação é importante principalmente no início da manhã (entre 7 e 10 da manhã) e final da tarde (entre 16 e 18 da tarde) que são os horários de atividade dos mosquitos transmissores da dengue.
  • O mosquito da dengue não tem hábitos noturnos.
  • Ficar atento aos sinais das doenças também é importante para o encaminhamento rápido a uma unidade de saúde. 

Sintomas das doenças

Dengue: os sintomas são febre alta, enxaqueca, dor atrás dos olhos, perda de apetite, náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo e dor no abdome.

Chikungunya: deve-se ficar atento aos sintomas, como fortes dores nas articulações, febre, dor nas costas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e inchaço articular bilateral.

Zika: são manchas avermelhadas pelo corpo, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum)

Denúncias podem ser realizadas no Bento Ouv- Ouvidoria Municípal no 0800-979-6866.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura