Após oito semanas consecutivas em “alto risco”, macrorregião de Caxias do Sul parece melhorar índices
O Rio Grande do Sul segue na 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado com alto risco de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus. Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Estado, divulgado nesta sexta-feira, 15, ficou quase todo vermelho. Contudo, das 21 regiões Covid, apenas Caxias do Sul recebeu bandeira laranja, após oito semanas consecutivas em “alto risco”.
Na justificativa do Estado, dentre os individuais se destaca a redução no número de óbitos nos últimos sete dias, que foi de 68 casos para 50. Hospitalizações confirmadas por Covid-19 tiveram queda de 25% (de 259 para 194), mesma porcentagem de redução no cálculo por 100 mil habitantes, que passou de 21,83 para 16,35.
Além disso, ressalta a redução de pacientes internados em UTI (por SRAG e por confirmados Covid-19) e de confirmados para o vírus em leitos clínicos. Enquanto na 35ª rodada a macrorregião contava com 133 pacientes positivados internados em leitos intensivo, na 36ª o quantitativo passou para 101 e, na atual mensuração, reduziu para 78. Em leitos clínicos, nas últimas três semanas o quantitativo passou de 152 para 125, e para 113 na atual mensuração. A melhora resultou no aumento do número de espaços de UTI livres para atender Covid-19 e também na razão entre os livres para cada ocupado por paciente com a doença.