Após seis meses com as portas fechadas, órgão voltou a realizar atendimento ao público de forma presencial. Entretanto, nem todos os serviços estão disponíveis na unidade
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao processo de reabertura gradual das atividades, na segunda-feira, 21. Desde março, quando o órgão fechou completamente as portas para atendimento presencial ao público, os serviços estavam sendo ofertados exclusivamente de forma remota.
Contudo, nesse primeiro momento, de acordo com a gerente da agência do INSS de Bento Gonçalves, Maria de Lourdes Audibert Menezes, nem todos os serviços estão disponíveis presencialmente. A perícia médica, por exemplo, continua sendo realizada apenas de forma online, com os médicos atendendo no modo home office.
Embora os profissionais estejam realizando o trabalho de casa, a gerente garante que o atendimento aos segurados costuma ser feito de forma rápida. “Vai direto para analise médica, então pode demorar entre 15 a 20 dias em casos mais complexos, mas em dois, três dias normalmente já estão resolvidos”, garante.
Questionada sobre o porquê esse serviço ainda não retornou, Maria esclarece que as salas das unidades de todo país estão passando por análises para atestar se há condições sanitárias adequadas de trabalho para garantir que o retorno ocorra com segurança, tanto para os profissionais, quanto para o público que busca o atendimento.
A expectativa é que nos próximos dias a situação se normalize. “Acho que essa semana saem todas as vistorias que estavam faltando e depois disso eles (médicos) se posicionam”, acredita.
O município conta com cinco profissionais que atuam na área de perícia. Entretanto, como uma das médicas está grávida, apenas quatro devem retornar ao atendimento presencial, quando for liberado.
De acordo com o portal do governo, dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, até o fechamento desta edição, apenas 18 receberam vistorias e estão aptas. São eles: Vacaria, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Gravataí, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Panambi, Passo Fundo, Partenon, Quaraí, Rio Pardo, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Taquara e Três de Maio.
É preciso agendar
Paralelo a isso, entre as funções que já voltaram a funcionar presencialmente, está o cumprimento de exigência, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Para conseguir atendimento, o segurado é obrigado a realizar agendamento, que pode ser feito acessando o site Meu INSS, o aplicativo para celular também de nome Meu Inss ou ligando para o telefone 135. O horário de atendimento é das 7h às 13h.
Objetivando não gerar aglomeração nesse momento em que o distanciamento social continua sendo necessário para evitar maior propagação do coronavírus, a agência está atendendo uma pessoa há cada 20 minutos. Antes da pandemia, segundo Maria, a média de atendimentos variava entre 100 a 130 por dia na unidade do município.
O que é a perícia médica
O objetivo do serviço é verificar a existência de alguma doença ou acidente que tenha deixado o trabalhador incapacitado total ou parcialmente para o exercício da profissão, seja de forma temporária ou definitiva.
Portanto, o resultado desse procedimento serve para dar a possibilidade de conceder, prorrogar ou interromper o pagamento de algum dos benefícios previdenciários, seja auxílio-acidente, auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Em caso de doença, lesão ou acidente, o trabalhador assegurado pelo INSS deve buscar atendimento médico. Assim, deve ser elaborado um atestado determinando que o paciente receba o afastamento das atividades.
Sobre o órgão
O INSS é responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social.
Todos os profissionais com carteira assinada são automaticamente filiados. Entretanto, quem trabalha por conta própria pode se inscrever e contribuir mensalmente, para ter acesso aos benefícios.
São considerados segurados os empregados; empregados domésticos; trabalhadores avulsos; contribuintes individuais e os trabalhadores rurais. Quem não tem renda própria, como as donas de casa e os estudantes, também podem se inscrever na Previdência Social, desde que tenham mais de 16 anos.
Os segurados têm direito a aposentadoria por tempo de contribuição; aposentadoria por idade e invalidez; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente; auxílio-reclusão; salário maternidade; salário família e reabilitação profissional.
Para acessar os serviços online, o órgão criou a plataforma Meu INSS, que oferece mais de 90 serviços públicos digitais. Para utilizar, é necessário realizar um cadastro para obter uma senha no site gov.br/meuinss ou instalando o aplicativo Meu INSS no celular.