Evento é uma oportunidade para conhecer o trabalho de dez escultores, internacionais e nacionais,
Nesta quarta-feira, 11, foi realizada a abertura oficial do 5º Simpósio Internacional de Escultores, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves. O evento é uma oportunidade para conhecer o trabalho de dez escultores, internacionais e nacionais, e conferir o andamento de criação das obras que serão expostas, posteriormente, no Parque Domadores de Pedra.
A proposta da atividade, que ocorre das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, é criar um museu de arte a céu aberto e incentivar a escultura no Estado e no Brasil, deixando as marcas de diferentes culturas, ideias e sentimentos estampadas para visitação aberta ao público.
Por isso, durante o evento, que segue até o dia 31 deste mês, os artistas irão esculpir em bloco de pedra de basalto de grande porte e a população terá a oportunidade de acompanhar os estágios de criação das obras, além de conhecer a bagagem artística dos escultores, interagindo e, com isso, propiciando uma troca de olhares sobre a arte de esculpir em basalto.
O Simpósio também receberá outros artistas, buscando integrar e inspirar, tanto em novas produções, quanto no desenvolvimento do interesse por novas formas de arte. Alunos do ensino fundamental e médio, além do nível universitário, têm acesso especial com visitas guiadas, visando formar público qualificado para as artes a partir dessa vivência.
O evento tem a curadoria do turco Kemal Tufan e os escultores confirmados desta edição advém de diversos países. Aldo Shiroma Uza é do Peru; Tamas Baraz, da Hungria; Gemma Domingues Guerra, da Costa Rica; Paul’s Jaunsems, da Letônia; Bahadır Çolak, da Turquia; Yoshin Ogata e Baku Inoue, ambos do Japão; Mauricio Guajardo, do Chile; Jhon Gogaberishvili, da Georgia e Mauri Menegotto, do Brasil. O evento é uma realização do Instituto Tarcísio Michelon e Parque Internacional de Esculturas Domadores de Pedra, que conta com a direção e coordenação de Ângela Martins.Um representante da Capital do Vinho
Um representante da Capital do Vinho
Mauri Menegotto é o único representante do Brasil a fazer parte do rol de escultores. Ele afirma que a participação será de grande valia. “Tenho muito orgulho e gratidão em ser o único brasileiro que vai participar. Um simpósio é sempre enriquecedor, tanto na beleza, como na estética, e principalmente nas técnicas da artesania, novas máquinas e materiais de desbaste e polimento”, aponta.
Menegotto comenta que esta será a primeira vez que participará do Simpósio como escultor. Anteriormente, ele era auxiliar. “Representar meu país em minha cidade natal é duplamente satisfatório. Vou fazer uma escultura de dois metros de altura por 84 cm de largura e um metro de profundidade. Somente gratidão a Deus e às pessoas envolvidas, através do Instituto Tarcísio Michelon”, celebra.
O 5º Simpósio Internacional de Escultores conta com patrocínio de Imobras, Kidelizz Confeitaria, Dell Anno, Imotech Inovação e Tecnologia e financiamento do Sistema Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura.
Texto: Cleunice Pellenz – Foto: Laura Kirchhof