A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho terminaram no domingo (22) com resultados que marcaram a história dos eventos. Após 11 dias de programação, a feira e a festa contabilizaram um público de 281.229 visitantes, o maior número já registrado. Também foi recorde o total de expositores: 515 marcas participaram desta edição. A expectativa de geração de negócios chegou a R$ 60 milhões, valor cerca de 10% superior ao inicialmente previsto.
“Esses são resultados de muito planejamento, construção e execução, consolidando as parcerias, e também do engajamento de diversas pessoas que não mediram esforços para entregar uma feira e uma festa de excelência. Estamos muito satisfeitos pelo que entregamos e, principalmente, pela continuidade da história de sucesso da ExpoBento e da Fenavinho”, destacou o diretor-geral da 33ª ExpoBento, César Anderle.
Além do impacto econômico, a edição de 2025 também reforçou a valorização cultural da região. Neste ano, as celebrações foram dedicadas aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. “Assim, vamos construindo a continuidade da nossa querida Festa: conectando passado, presente e futuro, em uma relação que ao mesmo tempo valoriza nossa história e raízes, e trabalha para manter viva nossa cultura, transmitindo o legado deixado pelos imigrantes italianos, que tanto nos orgulha, como inspiração para as próximas gerações. Tenho certeza de que todos aqueles que passaram por aqui, erguendo suas taças e brindando conosco, levarão consigo um pouco desse encantamento e do amor pela Fenavinho que une a todos nós”, comentou o coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo.
A entidade promotora da ExpoBento e da Fenavinho, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), também celebrou os resultados. “O legado de mais de três décadas de realização da ExpoBento nos dá a condição de oferecermos a cada ano uma edição ainda melhor. O empenho de todas as Diretorias é determinante para a obtenção dos resultados que estamos atingindo”, disse o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, também avaliou positivamente o encerramento dos eventos. “A ExpoBento sendo um impulso na economia, no empreendedorismo e de visibilidade para a nossa cidade. E a Fenavinho, a alegria do nosso povo, valorizando a cultura e a qualidade do nosso setor vitivinícola. São eventos que unem a comunidade e visitantes. Parabéns para todos que construíram mais essa edição”, destacou.
Inovações marcaram a edição
A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho também foram reconhecidas pelas melhorias na estrutura e nos serviços. A entrada de veículos no Parque de Eventos foi reestruturada, garantindo maior fluidez. Outro destaque foi a implantação de um serviço de transfer interno, facilitando o deslocamento dos visitantes até o pavilhão principal.
Ambientes internos passaram por revitalizações, com foco em acolhimento, segurança e bem-estar. O monitoramento foi reforçado e o ambulatório duplicado. “Desejo que a 34ª ExpoBento e a 21ª Fenavinho sejam ainda melhores em sua jornada, que já começou a ser construída aqui mesmo, durante essa edição da feira e da festa. Que nossos acertos sejam inspiração e que nossas limitações sejam motivação para o próximo time de diretores, assessores, expositores e visitantes sejam tão felizes quanto nós fomos e estamos sendo nessa experiência inesquecível que é estar vivendo a história da ExpoBento e da Fenavinho”, afirmou Anderle.
Valorização do vinho brasileiro
A Fenavinho também reforçou a divulgação da produção vitivinícola nacional. Ao longo dos 11 dias de evento, foram comercializadas mais de 42 mil garrafas de vinhos e espumantes. “Cada taça que degustamos é uma prova de que estamos, sim, entre os melhores do mundo, e de que é um privilégio brindar com vinhos, espumantes e sucos brasileiros. Da mesma forma que fizemos durante os onze dias de Fenavinho, que sigamos com o vinho brasileiro presente em nossos dias e em nossas taças”, destacou a organização.
Fonte/Foto: Reprodução/ ExpoBento | Fenavinho