Por 25 votos a 13, a Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, 18, o Projeto de Lei 192/2018, de autoria dos deputados do PDT Gilmar Sossella e Ciro Simoni, que permite a venda de bebida alcoólica nos estádios do Rio Grande do Sul. A proposição agora precisa ser sancionada pelo governador do Estado para entrar em vigor. “O retorno da comercialização de bebidas alcoólicas é uma forma de contribuir para a arrecadação de renda dos clubes, principalmente para as equipes do interior do Estado. Hoje essa venda ocorre até a porta do estádio e coloca em xeque a “lei seca” imposta dentro dos mesmos”, salienta Sossella.

A legislação que proíbe a venda nos estádios gaúchos está em vigor desde 2008. “Aderindo a sugestão do próprio Sindiclubes, a nossa proposição aprovada pelos colegas deputados prevê a comercialização em um período específico dos jogos, ou seja, até o intervalo e após o final das partidas. Essa prática já é feita na Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, onde o público bebe em um intervalo limitado”, explica Sossella.

O deputado também destaca que foram tomadas medidas para coibir excessos, com inclusão de penalidades para os consumidores e fornecedores que não respeitarem as regras. “Os bons torcedores não podem ser punidos pelo mau comportamento de uma minoria. Reforçar a vigilância, seja física ou eletrônica, é sim a maneira correta de garantir a segurança”, justifica.

O projeto de lei também citou que a própria Fifa não se opõe à venda de álcool em partidas de futebol, visto que durante a Copa do Mundo são comercializadas bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, inclusive no Brasil.