A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) lançou sua nova identidade visual nesta quarta-feira, 17. Para celebrar 50 anos de tradição no serviço público em 2018, a instituição teve o emblema atualizado por meio do decreto estadual 53.890, de 16 de janeiro de 2018. A Comissão de Identidade Visual da Susepe, instituída pela Portaria 171/2016, foi responsável por trabalhar na criação da marca nos uniformes funcionais, coletes balísticos, distintivos, entre outros.

Composto por sete integrantes, o grupo contou com agentes penitenciários, administrativos e técnicos superiores. Participaram servidores do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Departamento de Planejamento (DPLAN), Departamento de Tratamento Penal (DTP), 2ª Delegacia Penitenciária Regional (2ª DPR) e Assessoria de Comunicação.

De acordo com o chefe do DPLAN, Fábio Heinen, a procura foi por estabelecer um logo moderno, atualizado e representativo. “A ideia era criá-lo em conformidade com o logotipo do Sistema Penitenciário Nacional, buscando uma padronização e facilitando a identificação de quem trabalha no sistema prisional, indiferente do local, região ou unidade em que atue”, informa.

Os materiais com o emblema antigo ainda podem ser utilizados, devendo ser trocados na medida em que os novos forem confeccionados. O logo da Susepe é exclusivo, não sendo permitidos símbolos, emblemas ou quaisquer imagens diferentes da instituída para diferenciar departamento/escola, divisões ou estabelecimento prisional.

No decreto estão especificadas as cores, tamanhos e localização correta para confecção dos novos materiais que, a partir da publicação, são obrigatórios. A cor padrão dos uniformes operacionais e administrativos é somente preta.