A Sociedade 20 de Novembro promove neste sábado, 16 de julho, a sua 3ª Feijoada. O jantar ocorre às 20h30min, nas dependências do CTG Laço Velho, e o valor do ingresso é de R$ 45. O evento irá marcar a posse da nova diretoria da entidade que terá como presidente Oscar Alfredo de Souza Gonçalves e vice-presidente Zilda Marques da Silva Nuncio. Gonçalves assume no lugar de Luiz Eduardo Pereira Mendes. A expectativa é que 250 pessoas participem do jantar.

A associação foi criada em 2000, com o objetivo de preservar a arte e a cultura afro-brasileira. Segundo o futuro diretor, Oscar Alfredo de Souza Gonçalves, em visita ao Semanário, o principal desafio hoje da entidade é a construção de uma sede própria. “O local será utilizado para a realização de eventos, além da instalação da nossa biblioteca. Estamos batalhando atrás de um espaço, pois hoje quando precisamos de um local para a promoção de atividades é necessário alugar”, comenta. Com o local instituído, o próximo passo é implantar projetos ligados à cultura afro-brasileira em diversos segmentos como música, dança, oficinas e disponibilizar o acervo de livros. “Gostaria de agradecer a todos os ex-presidentes e membros que contribuíram com o trabalho desenvolvido até o momento”, destaca.

O responsável pela Comunicação da Sociedade, Silvio dos Santos, explica que a proposta é fazer uma integração entre as etnias que formam Bento Gonçalves, como os italianos, os alemães e os poloneses. “É um município com diversas culturas, mas cada uma com as suas características. Porém queremos pensar juntos por meio do espírito democrático”, revela. O presidente eleito relata que as portas da entidade estão abertas para aqueles que desejam conhecer o trabalho desenvolvido pela Sociedade 20 de Novembro. O próximo evento será entre os dias 11 e 19 de novembro, quando a associação promove a Semana da Consciência Negra, que contará com uma programação diversificada.