Entrega de premiação destacou os mais importantes empreendimentos do setor no Rio Grande do Sul do ano passado

Por dia, cerca de quatro milhões de gaúchos dirigem-se aos supermercados de todo o Estado para adquirir produtos para suas casas, local de trabalho, entre outros. O setor é considerado como um dos mais fieis termômetros para medir a economia brasileira. Com o objetivo de valorizar, incentivar e apoiar o trabalho do setor, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), realiza há 10 edições uma premiação que visa valorizar as mais importantes companhias do setor. Neste ano, a cerimônia de entrega da premiação ocorreu na terça-feira, 24 de abril, na sede do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, onde mais de 750 convidados puderam conhecer os agraciados. Quatorze empresas e personalidades receberam a distinção.

De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o foco principal do Ranking Agas é valorizar não somente as grandes companhias, mas, também, os pequenos e médios supermercadistas de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Para Longo, é preciso evidenciar e compreender a importância da regionalização no setor. “Além do fato de que todo grande começou pequeno, no Rio Grande do Sul é fundamental compreender a regionalização. No interior, há empresas líderes em determinados locais, porque conseguem atender às especialidades daquele território”, explica.

Durante a noite, além das empresas vencedoras, a Agas prestou homenagens a outras cinco companhias e personalidades que apoiaram o setor no ano de 2017. O ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira e o ex-presidente da Associação Brasileira de Supermercados Fernando Yamada, receberam as distinções, em virtude do trabalho realizado a favor do setor ao longo de suas trajetórias.

A concentração de mercado das 10 maiores companhias do setor se manteve estável, no Rio Grande do Sul, em relação a 2016: juntas, estas 10 maiores empresas supermercadistas somaram um faturamento de R$ 15,9 bilhões, representando 52,8% do total vendido nos caixas dos supermercados gaúchos em 2017 – em 2016, as “Top 10” representavam 52,6% do faturamento total. Com relação à empregabilidade, entretanto, as 10 maiores ganharam representatividade: a participação dos 10 primeiros do Ranking na contratação de mão de obra é de 47,8% (contra 45,1% em 2016), com 46,7 mil colaboradores.

De acordo com Longo, os supermercados do Estado congregam 4.600 lojas, recebem diariamente 4 milhões de consumidores e empregam diretamente 97 mil colaboradores. “Saudamos que 53% desta mão de obra contratada seja de força feminina. O mundo é dos especialistas, e o supermercado é um especialista em alimentos”, afirma.

Conforme os números apresentados pelo Ranking Agas, no último ano houve um crescimento de lojas supermercadistas estabelecidas no Estado. Em virtude disso, a mão de obra contratada também aumentou. Durante o seu discurso, Longo parabenizou as empresas pelos seus desempenhos. “No ano passado, alicerçados no trabalho exemplar de visionários como estes 14 agraciados com o prêmio Ranking Agas, os supermercados gaúchos obtiveram desempenho superior ao da média do setor no Brasil, e também aumentaram sua participação no PIB gaúcho, que hoje atinge a casa dos 7,2%”, enfatiza.

Foto: Cassius Souza