O projeto Um Olhar Encantador sobre Bento Gonçalves realizou na terça-feira, 29 de setembro, a última visita de estudantes de 4º ano e professores ao Parque Temático Epopeia Italiana. Na ocasião, fora contempladas as escolas Ouro Verde, Aurélio Frare, Noely Clemente de Rossi e Professora Maria Borges Frota.

A ação resulta de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e a Giordani Turismo. A tem por objetivo subsidiar a compreensão do processo de formação histórica do município e o estudo sobre a imigração italiana que, em 2015, completa 140 anos.

Durante o passeio, foi possível vivenciar o percurso dos imigrantes, desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil. As visitas vinham acontecendo desde o mês de abril e contemplaram 40 professores e 650 alunos.

Além dessa atividade, o Projeto Um Olhar Encantador sobre Bento Gonçalves prevê passeios técnicos aos distritos e à área urbana do município. Outra ação é a participação dos alunos no Concurso Capa do GTL – Guia de Negócios 2016 que, neste ano, abordou os 140 anos da imigração italiana, com o tema “Em busca de la cucagna: sonhos e memórias”. A divulgação dos resultados e premiação dos vencedores ocorre no dia 5 de outubro, às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura, integrando as Festividades do Mês de Aniversário de Bento Gonçalves.

O Projeto Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves objetiva promover ações e vivências que desenvolvam o conhecimento e a valorização do nosso município, oportunizando ao aluno a possibilidade de dar sentido à sua circunstância espaço-temporal, de encantar-se com o lugar onde vive e de sentir-se seu co-autor.