Proposta é que cidades criem comitês para apontar prioridades locais e debater estratégias para combater seus problemas a longo prazo

O projeto de lei que institui o Rio Grande Resiliente chega, agora, ao debate público. A proposta que visa criar estratégias para combater os principais problemas das cidades, como crises econômicas e desastres climáticos, será apresentada nesta quinta-feira, 24, de forma pública.

Além de explicar o projeto de autoria do deputado João Reinelli (PSD), que já tem uma minuta preliminar, o objetivo do encontro — que acontece a partir das 17h na Fundação Casa das Artes — é reunir sugestões para aprimorar a proposta.

Um dos principais pontos a ser debatido, conforme o autor, é com relação às vantagens que serão atribuídas aos municípios que tiverem projetos de resiliência, de forma que possam tirar do papel suas estratégias com mais facilidade.

O conceito de Resiliência visa a criar estratégias para combater os principais problemas das cidades, como crises econômicas, violência urbana e desastres climáticos, incentivando as comunidades a adotarem posturas preventivas, criando os comitês e as estratégias locais de resiliência que contenham as ações práticas para enfrentar as adversidades e assim tornar os municípios mais fortes e preparados para lidar com situações imprevistas e aquelas que se repetem e parecem não ter solução.

O deputado estadual João Reinelli, presidente da Comissão Especial do Rio Grande Resiliente, formada por 11 deputados de todas as bancadas da Assembleia Legislativa, estará no encontro para falar sobre a importância que o tema resiliência ganhou nos últimos anos na gestão urbana. Resiliência é a capacidade de recuperação e adaptação de uma cidade ao enfrentar eventos adversos, sejam eles problemas sociais – desemprego, violência, déficit de moradia –, sejam desastres naturais como secas, vendavais, furacões, inundações. E, em um cenário que prevê o crescimento populacional, em paralelo às mudanças climáticas já em curso, é preciso repensar o futuro.

No planejamento de uma cidade, tendo em vista aspectos como infraestrutura e crescimento, é preciso considerar os impactos que podem afetar o meio urbano. Para isso, o deputado Reinelli propõe que as cidades gaúchas formem comitês locais, que tenham a participação de segmentos da sociedade para que colaborem com o poder público e para que, juntos, apontem as vulnerabilidades e os riscos que correm, elaborando estratégias locais de resiliência e planejamento, executando ações preventivas para enfrentar problemas como tensões, choques e transformações constantes.

João Reinelli, que ocupa o cargo de deputado estadual desde 2015, demonstra desde o início de seu mandato preocupação com temas relacionados à manutenção de condições favoráveis ao desenvolvimento sustentável do estado, a partir do conceito da resiliência. “Nossa proposta é ampliar o projeto POA Resiliente para as demais cidades do Rio Grande do Sul. Este é um tema atual, necessário não só para enfrentar as crises, mas para preparar as cidades e incentivar a cultura da resiliência, da prevenção”, sustenta Reinelli. A ideia é expandir o entendimento de que a solução para crises de qualquer natureza, bem como a prevenção de desastres naturais ou sociais, pode e deve ser praticada com o envolvimento das autoridades locais e de cada entidade e pessoa que compõe a comunidade afetada.