Investir em gestão ambiental é uma decisão inteligente para as empresas porque permite obter ganhos em produtividade, com menos impacto ao meio ambiente e, ainda, contribuir com um desenvolvimento mais sustentável. Mas também é uma ferramenta que garante segurança a quem produz – com a certeza de estar respeitando a legislação e, portanto, precavendo-se de passivos decorrentes de possíveis infrações.

Esse cuidado preventivo é importante porque quem incorre em irregularidades acaba arcando com prejuízos significativos. Somente no ano passado, por exemplo, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) arrecadou R$ 5,349 milhões com multas ambientais – um recorde histórico, superando em 13,79% as cifras de 2016, de R$ 4,694 milhões. Os autos de infração também foram superiores em 2017: 14,95% a mais do que os gerados em 2016.

Com vários de seus serviços oferecidos de forma online, a Fepam está mais atuante. Nos últimos três anos, o estoque de processos que aguardam análise técnica do órgão para receber licença ambiental caiu 66%, de 12.752 para 4.284. A licença é necessária para empreendimentos que possam gerar algum impacto ambiental, como indústrias, condomínios, rodovias, entre outros. Ao todo, o procedimento tem três etapas – a licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação. Para renovar esta última, a Fepam exige auditoria ambiental, e essa é uma oportunidade para sua empresa identificar, analisar e aprimorar a gestão aplicada neste quesito.

A Fundação Proamb oferece serviços completos de auditoria ambiental para empresas, em um trabalho preventivo que minimiza os riscos de autuação por órgãos de fiscalização. Líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul, há mais de 25 anos vem transformando o cotidiano de empresas na busca pelo desenvolvimento sustentável. Baseada em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, mas com atuação em todo o Estado, a organização oferece serviços em gestão ambiental a fim de promover a evolução dos negócios de forma socialmente responsável.

A Proamb se notabiliza por oferecer toda a gama necessária de serviços, conseguindo assim extrair a máxima potencialidade produtiva de seus clientes. Por meio de suas unidades de negócios, apresenta as mais diversas soluções para as mais complexas necessidades. À área de Engenharia compete a gestão ambiental e os licenciamentos; aos segmentos de Aterro e Coprocessamento cabem o destino e tratamento de resíduos classe I e II; o setor de Educação é responsável pela disseminação de conhecimento por meio de cursos e palestras; e o Centro de Análises Ambientais cumpre a função de analisar as águas e os efluentes das empresas. Além disso, a Proamb realiza a cada dois anos a Fiema, a maior feira do Sul voltada a negócios, à tecnologia e ao conhecimento em gestão ambiental. São credenciais que elevam a Proamb à condição de empresa capacitada a oferecer as inovações necessárias ao mercado para cumprir com seu papel de organização transformadora da sociedade. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3055.8700.

Fonte e foto: Exata Comunicação