Os temas da XVI Jornada da Vitivinicultura Gaúcha serão definidos de forma inédita. A partir da próxima segunda-feira, 17 de novembro, começam as oficinas regionais pré-Jornada Vitícola, nas quais produtores e representantes de entidades do setor irão se reunir para definir a pauta do próximo encontro, previsto para 2015. Os encontros têm o objetivo de analisar o histórico da agricultura familiar na região serrana e, a partir disso, projetar ações que contribuam com o desenvolvimento do setor primário.

No início das atividades, serão apresentados dados sobre pesquisas relacionadas ao uso de agroquímicos. Em seguida, o modelo de Escola Família Agrícola, já existente no município de Garibaldi, será detalhado para o público. As oficinas serão mediadas por uma profissional em metodologias participativas. Para tanto, o público será dividido em pequenos grupos de discussão.

Segundo o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, serão apresentadas informações atuais sobre a área vitivinícola e ouvidas as reais necessidades dos agricultores. Para ele, um dos principais pontos de interesse é saber de que forma promover a valorização da mulher e do jovem que atuam na agricultura. “Esse evento é voltado para a família agricultora. Queremos ouvir todos”, diz.

O diretor-executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hélio Luiz Marchioro, explica que as oficinas não são restritas a produtores de uva, já que o foco é agricultura familiar, independentemente das culturas. “Chamamos estes encontros de oficinas justamente porque queremos que todos participem, ajudem a construir propostas. Por isso, conclamamos para que as associações, sindicatos e cooperativas auxiliem nesta mobilização”, convida.

Os encontros ocorrem entre 13h30min e 17h30min e serão realizados em sete municípios, mas pretende-se abranger mais de 20 cidades da Serra. A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

Confira as datas e locais em cada município:

Garibaldi: 17 de novembro, no Clube União de Moços Católicos, na rua Júlio de Castilhos, 243- Centro;
Veranópolis: 18 de novembro, no Clube Sociedade Alfredochavense, na avenida Pinheiro Machado, 770- Centro;
Farroupilha: 20 de novembro, no Centro de Formação São João Calábria, na rodovia dos Romeiros, 1.211;
Caxias do Sul: 25 de novembro, no salão da comunidade de São Pedro da 3ª Légua;
Antônio Prado: 26 de novembro, no Salão da Gruta, na avenida dos Imigrantes, 90;
Flores da Cunha: 27 de novembro, no Salão Paroquial, na rua Frei Eugênio, 414- Centro;
Bento Gonçalves: 2 de dezembro, no Campus da UCS/Carvi, na alameda João Dal Sasso, 800, no Bairro Universitário.