Do início de janeiro até esta quarta-feira, 18 de novembro, o Rio Grande do Sul registrou aumento significativo no número de transplantes realizados. Ao todo, foram efetivadas 34 cirurgias de pulmão e 14 de coração. A alta representa um crescimento de 100% em relação ao mesmo período de 2014, conforme a Central de Transplantes, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS).

Além disso, a SES também comemora o incremento no número de doadores no RS. Até o momento, foram contabilizados cerca de 215 doadores, superando todo o ano passado. Conforme o coordenador da Central de Transplantes, Cristiano Franke, o trabalho realizado de forma conjunta entre as equipes de doação de órgãos e transplantes e o departamento, oportunizou um maior número de procedimentos efetivados. “Cada vez mais, priorizamos a otimização do trabalho que realizamos, sempre buscando condições melhores tanto para quem trabalha no processo de identificação dos doadores, órgãos e tecidos quanto para o futuro transplantado. É uma ação que não envolve apenas a Central de Transplantes”, reforçou.

Números da Central de Transplantes

De janeiro a novembro, o total de notificações de potenciais doadores aumentou 12%. Já o número de doadores ficou 21% acima do registrado no mesmo período de 2014. Foram realizados 34 transplantes de coração; 433 transplantes de rim; 118 transplantes de fígado; 06 transplantes de rim e pâncreas; 678 transplantes de córneas; 185 transplantes de esclera (parte branca do olho); 433 transplantes de osso e 18 transplantes de pele.

Informações do Governo do Estado.