“Uma trajetória de conquistas, pela valorização da vida”. Essa é a definição da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bento Gonçalves. Fundada em 1966, ela completa 50 anos no dia 27 de agosto e lançou a programação em comemoração à data na noite de segunda-feira, 15, com a presença de lideranças, ex-presidentes, diretoria, direção e coordenação da Associação.

Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária, a associação promove uma série de atividades na próxima semana. Entre elas está a Semana Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla que ocorre de 21 a 28 de agosto e no dia 9 de setembro ocorre o jantar beneficente em comemoração aos 50 anos da Associação. Atualmente a Associação conta com 60 alunos regulares e mais 20 usuários que são beneficiários do serviço social, contudo, o total de atendimentos prestados chega a 150 por mês.

De acordo com o presidente em exercício, Paulo César Ranzi, comemorar esta data é de extrema relevância para a associação, que busca constantes melhorias e bons resultados diariamente. “Temos que estar preparados para auxiliar e agradeço a todos os instituidores da Apae. Recordo como tudo iniciou e me sinto honrado em fazer parte desta história”, lembra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 17 de agosto.